O senador Ciro Nogueira (PP) afirmou que Jair Bolsonaro já decidiu quem apoiará nas eleições presidenciais de 2026 e que o anúncio deve ser feito em janeiro. Em entrevista ao O Globo, ele disse:
“Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe. Eu imagino, mas quem tem legitimidade e autoridade para dizer é ele ou o Flávio ou até a Michelle, que tem contato direto com ele.”
Segundo Nogueira, os nomes mais viáveis hoje são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
“Eles têm metade da rejeição do Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento, o que é potencial de crescimento. Mas só têm viabilidade com o apoio do presidente Bolsonaro”, afirmou.
O senador disse não ver espaço para que Tarcísio recuse uma candidatura ao Planalto, caso seja convocado por Bolsonaro.
“Não beira o impossível. É impossível ele não ser candidato se tiver o apoio do presidente Bolsonaro. Ele queria ser candidato ao Senado em Goiás, tinha apoio do Ronaldo Caiado, mas o Bolsonaro disse: ‘Você vai para São Paulo, vai ser governador e ganhar a eleição’. Ele obedeceu e venceu. Não tenho dúvida de que, se tiver o chamamento do Bolsonaro para a Presidência, ele não vai virar as costas.”
Sobre a movimentação de Eduardo Bolsonaro, que chegou a se apresentar como pré-candidato, Nogueira evitou confronto.
“Acho que é legítimo ele colocar seu nome, como qualquer brasileiro. Uma pessoa tão representativa como ele, já que o pai dele está inelegível, tem toda a legitimidade. Agora, até viabilizar isso tem um caminho bem longo. Infelizmente, o Eduardo não cumpre esses pré-requisitos porque ele está nos Estados Unidos.”
Tarcísio visita Bolsonaro
Tarcísio visitou Jair Bolsonaro na última segunda-feira, 29, em Brasília, onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. Na saída, o governador afirmou ser favorável à anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.
“Não foi pauta não. Não conversamos sobre isso. Minha posição é de defesa da anistia, acredito na paz dialogada e já foi usada em outros momentos. Podemos citar a anistia de 1979, da recepção no texto constitucional, do artigo quinto que trata sobre anistia e indulto.”
Tarcísio voltou a afirmar que não tem interesse em se candidatar à presidência da República.
“Sou candidato à reeleição em 2026, em São Paulo. Vim visitar um amigo, que foi importante na minha trajetória. O (ex-)presidente está passando por um momento difícil. É muito triste. A gente conversando e ele soluçando o tempo todo.”
A alternativa Ratinho Jr.
Ratinho Jr. tem dito a aliados, e já confidenciou ao presidente do PSD, Gilberto Kassab, que está decidido a disputar o Planalto. Ele sabe, no entanto, que não é o plano A do partido.
Apesar de ser visto por lideranças do Centrão como uma alternativa mais consistente do que Tarcísio, o futuro de sua candidatura dependerá da ausência do governador de São Paulo na corrida presidencial, diz Wilson Lima na reportagem de capa da Crusoé.
Deu em O Antagonista

