Judiciário 19/12/2023 05:00

JFRN pioneira no Judiciário Federal em evento focado em migrantes, refugiados e apátridas

Cerca de 150 pessoas, entre Juízes Federais, servidores, estagiários e colaboradores participaram da ação.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte assina, mais uma vez, um capítulo importante no Judiciário Federal brasileiro com o primeiro evento focado nos migrantes refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O prédio anexo da JFRN foi palco de um dia intenso de atividades. Migrantes das mais diversas nacionalidades buscaram o Judiciário Federal potiguar.

Desde demandas de saúde até mesmo serviços de emissão de passaporte, foram dezenas de ações.

Cerca de 150 pessoas, entre Juízes Federais, servidores, estagiários e colaboradores participaram da ação.

Esse foi o segundo Pop Rua Jud, o primeiro foi no primeiro semestre deste ano e voltado para pessoas em situação de rua. Desta vez, as atenções foram concentradas nos migrantes.

Além dos atendimentos individuais, um outro marco deste evento foi o “Abraço”, uma oficina de Design Thinking no Laboratório de Inovação da Justiça Federal.

A atividade conduzida pelos laboratoristas Magnus Henrique de Medeiros e Ernane Cesar de Oliveira Bastos, envolveu a todos e trouxe muita emoção, com depoimentos de alguns migrantes. Magistrados do Poder Judiciário Federal, Estadual e Trabalhista, além de representantes de outras instituições, atuaram.

O Pop Rua Jud Migrantes foi resultado de uma parceria com diversas instituições e órgãos públicos, como o Estado do Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional do Trabalho, a Prefeitura de Natal, a Polícia Federal, o Tribunal de Justiça, as Defensorias Públicas e o INSS.

A estrutura contou ainda com intérpretes para, assim, viabilizar a comunicação do público a ser atendido.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista