Política 18/01/2023 08:45

Líder do PT prega cautela sobre CPI para apurar invasões golpistas

Novo líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu defende que discussão sobre instalar CPI para apurar invasões golpistas seja adiada

Novo líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu (PR) jogou um balde de água fria nos petistas que querem que a Casa comece o ano legislativo instalando CPI para apurar as invasões golpistas de 8 de janeiro.

Em entrevista à coluna nesta terça-feira (17/1), Zeca avisou que a bancada do PT na Casa já decidiu adiar a decisão de abrir Comissão Parlamentar de Inquérito para averiguar os atos antidemocráticos.

“Houve uma decisão na bancada do PT, ainda junto com o líder Reginaldo Lopes (PT-MG), com a minha liderança agora nessa transição, de adiar um pouco essa decisão e adiar um pouco o debate para poder focar nessas coisas prioritárias”, afirmou Zeca Dirceu na entrevista.

O novo líder do PT defendeu “cautela” na decisão sobre a CPI. Para ele, caso a polícia, o Ministério Público e o Judiciário estejam cumprindo seus papéis na investigação dos atos, a comissão não seria necessária.

“Tenho uma opinião, já coloquei na bancada, dentro do governo, de que temos de ter muito cuidado e cautela. E observar o que está acontecendo. Vou dar um exemplo: se as polícias estiverem cumprindo todas suas tarefas e suas obrigações, identificando, fazendo os inquéritos e apresentando as denúncias. Se o Ministério Público estiver cumprindo seu papel, se o Judiciário estiver cumprindo na plenitude seu papel, como me parece que está cumprindo. O que a Câmara vai fazer a mais? No Conselho de Ética talvez. Mas uma CPI, raras as exceções, sempre vira palco de disputa política”, completou Dirceu.

A coluna já havia mostrado que ministros do Palácio do Planalto não se empolgavam com a abertura da CPI.

Resta ainda a possibilidade de a comissão ser tocada pelo Senado Federal.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista