Governo do Estado 15/07/2022 05:25

Gabinete de Gestão Integrada faz vistoria em áreas atingidas pelas chuvas em Ceará-Mirim e Touros

Visita técnica foi realizada na tarde desta quinta-feira em bairros e comunidades rurais dos dois municípios localizados no Litoral do RN

O Gabinete de Gestão Integrada fez nesta quinta-feira (14) vistorias técnicas em Ceará-Mirim e Touros, duas das 21 cidades que decretaram situação emergencial em decorrência das fortes chuvas que atingiram o litoral do Rio Grande do Norte na primeira semana de julho.

Em Ceará-Mirim, onde as chuvas afetaram de alguma forma 35 mil pessoas, deixando 16 desabrigados e 29 desalojados, a equipe formada por técnicos da defesa civil estadual, infraestrutura rodoviária, assistência social, meio ambiente e corpo de bombeiros, esteve na Lagoa de Nova Descoberta; no trecho crítico da RN-307 que receberá novo piso, obras de drenagem e pavimentação; e na estrada de Maxaranguape.

O trecho de 2,5 quilômetros, a partir do entroncamento da RN-064, será recuperado pelo DER. Além disso, a estrada Jacumã-Muriú será restaurada e a RN-064 receberá operação tapa buracos.

Os serviços, esclareceu o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, serão iniciados tão logo as condições climáticas permitam.

O investimento em rodovias estaduais que passam no município são R$ 4,7 milhões. “As máquinas já estavam chegando ao município quando começaram as chuvas e tivemos de adiar o início dos trabalhos”, explicou o secretário.

As famílias desalojadas e desabrigadas vão receber o auxílio financeiro emergencial instituído pelo decreto 31.680/2022, no valor único de R$ 1.000.

A visita técnica foi acompanhada pela governadora Fátima Bezerra, pelo prefeito Júlio César Soares Câmara e pelo vice-prefeito Marcílio Dantas.

“Trabalhamos muito para não deixar que acontecesse o pior. Adotamos várias ações que deram uma equilibrada na situação. Agora é cuidar da vida das pessoas, fazer a parte social e iniciar o processo de reconstrução”, destacou o prefeito.

TOUROS

Em Touros, a grande preocupação da defesa civil são as microlagoas.

Com as chuvas fortes, elas transbordam e se emendam umas às outras, formando um grande espelho de água que escorre em direção ao Rio Maceió, inundando casas e destruindo plantações.

No município, 203 famílias tiveram de buscar abrigo em casas de parentes ou conhecidos e outras três (totalizando 16 pessoas) foram colocadas em um abrigo bancado pela prefeitura.

As chuvas afetaram mais de 2.600 pessoas em cinco bairros e nas praias de Cajueiro e Carnaubinha, segundo a secretária-adjunta de Assistência Social do Município, Karina Moura, com base nos relatórios mais recentes.

A equipe visitou o assentamento Nossa Senhora Aparecida, que fica no bairro Novo Horizonte, e o Portal de Touros, onde uma escavadeira fazia o trabalho de desassoreamento da Lagoa do Cassaco.

Dona Francicleide, mãe de seis filhos, perdeu cama e colchão e teve a geladeira danificada pela água que entrou na casa em que mora no Portal de Touros.

Joelma dos Santos, moradora do bairro Frei Damião, perdeu a geladeira e o sofá. “Foi naquela chuva que durou dois dias e duas noites”, enfatizou. Joelma e Francicleide aguardavam a distribuição da sopa da noite debaixo de uma tenda montada pela prefeita no Frei Damião.

A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), responsável pelo Programa Restaurante Popular, em atendimento a pedido formulado pela prefeitura, autorizou em caráter emergencial, o fornecimento de refeições para desabrigados e desalojados.

Nesse caso, o controle da distribuição será de responsabilidade do município.

O prefeito Pedro Ferreira de Farias Filho agradeceu o apoio do governo do Estado e destacou a importância do trabalho conjunto das coordenadorias de defesa civil municipal, estadual e federal e dos órgãos de assistência social no atendimento à população.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista