Pandemia 08/08/2021 11:00

Não é hora de marcar eventos, mas de organizar aulas presenciais, diz médico

Em entrevista à CNN na manhã deste sábado, o epidemiologista Paulo Lotufo afirma que "a nossa prioridade de hoje são as voltas às aulas seguras"

Para o médico epidemiologista Paulo Lotufo, não é hora de governos e prefeituras do Brasil pensarem em eventos como Carnaval e Ano Novo, mas sim em focarem na volta às aulas de forma mais segura para os alunos de escola pública.

Em entrevista à CNN na manhã deste sábado (7), o médico da Universidade de São Paulo (USP) afirma que “a nossa prioridade de hoje são as voltas às aulas seguras”.

“Se prefeitos e governadores marcarem shows, isso não funcionará. Tenham cautela, segurem o máximo possível as medidas que vocês consideram não ser mais necessárias, porque elas ainda são. Aproveitem o momento para focar no ambiente escolar. Essa é a nossa prioridade hoje, que as aulas sejam presenciais e seguras. Em vez de programar shows, foque no ambiente escolar”, diz Lotufo.

Segundo ele, marcar eventos como o Carnaval e festas de réveillon sinaliza para a população que “a pandemia já se foi”, mas, na realidade, não é bem assim.

“Os governantes precisam ter um senso estadista. Na parte do entretenimento estão todos do mesmo lado, mas, no setor educacional, você tem contradições que precisam ser azeitadas, organizadas, e isso só pode ser feito com governadores com um espírito muito grande”, explica.

Para Lotufo, nenhum governo no mundo lidou bem com o surgimento de novas variantes da Covid-19, como a Delta, comprovadamente mais transmissível do que as demais.

“A situação em que estamos vivendo é fruto da falta de governabilidade mundial desde o início. Ainda não sabemos se a Delta pode ser mais grave, mas que ela é mais transmissível, isso é verdade”, diz.

Deu na CNN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista