Saúde 18/11/2020 09:55

Pfizer conclui 3ª fase de testes com vacina e anuncia 95% de eficácia

BNT162b2 elaborada com a BionTech. Imuniza jovens e idosos por igual. Análises ainda são preliminares

A norte-americana Pfizer anunciou nesta 4ª feira (18.nov.2020) a conclusão da 3ª e última fase de testes da vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com a alemã BionTech.

De acordo com as farmacêuticas, a análise preliminar dos resultados indica 95% de eficácia do imunizante contra a doença causada pelo coronavírus 28 dias após a aplicação da 1ª dose.

A vacina, batizada de BNT162b2, teve a mesma eficácia verificada em todas as faixas etárias, gêneros e etnias, segundo os laboratórios.

Foi testada em voluntários que não haviam sido infectados pelo coronavírus e também em pessoas que já contraíram a covid-19.

A 3ª fase de testes com a vacina da Pfizer e BionTech começou em julho e envolveu mais de 43.000 participantes em 6 países: Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Turquia, África do Sul e Argentina.

Os resultados divulgados nesta 4ª feira (15.nov) se referem à análise preliminar de 170 casos de covid-19 identificados entre os participantes.

Foram 162 entre aqueles que tomaram placebo e 8 entre os que receberam a dose da BNT162b2.

Os laboratórios informam que não foi constatada  nenhuma ocorrência grave relacionada à vacina. Dizem também que o imunizante cumpre todas as exigências de segurança da FDA, o órgão norte-americano equivalente à nossa Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Eis a íntegra do comunicado conjunto da Pfizer e BionTech (em inglês).

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista