Segurança 21/10/2022 11:15
Para 86% dos brasileiros, medo de ter celular roubado supera temor por roubo da carteira
Com tecnologia e informações financeiras no aparelho, perspectiva mudou. Pesquisador diz que temor atravessa toda a sociedade

Quase nove em cada dez brasileiros (86%) sentem mais medo de terem os celulares roubados que a carteira, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva/Banco24Horas.
A mudança de perspectiva está vinculada ao avanço da tecnologia. Com as informações financeiras e aplicativos de bancos no celular, as pessoas passaram a temer mais pela perda do aparelho.
João Paulo de Resende, diretor da pesquisa, aponta que esse temor não possui exceções: está em todas as camadas da sociedade brasileira.
“Entre todas as classes econômicas, todas as regiões, gênero idade… esse medo dos golpes vinculados ao celular é generalizado na sociedade”, afirma Resende.
O estudo apontou que o medo é um pouco mais comum entre a população mais abastada: 92% entre as pessoas das classes A e B, e 79% entre as classes D e E.
Colocados diante de oito cenários em que são vítimas de crimes e perguntados sobre quais temeriam mais, 23% dos respondentes apontaram “ter o celular roubado e o dinheiro retirado em transferências via Pix”.
“Ser forçado a fazer transferências via Pix” (15%) e “ser vítima de um golpe ou fraude financeira que utilize o Pix para retirar dinheiro da sua conta” (13%) aparecem na sequência.

O trabalho também revelou que 63% dos entrevistados usam dinheiro para fazer seus pagamentos. Para os pesquisadores, se observa, portanto, uma convivência harmoniosa entre os meios digitais e físicos.
Questionados sobe o motivo de preferirem usar o dinheiro, as principais motivações foram: “há lugares que só aceitam dinheiro” (20%), “estou acostumado a utilizar dinheiro” (16%), “pagando em dinheiro é possível ter descontos” (15%).
Devido à dimensão continental e à população heterogênea, o Brasil apresenta diferentes padrões de comportamento a depender da região, segundo Marcos Mazzi, gerente-executivo do Banco24Horas.
“Uma pessoa no interior da região norte do país não tem o mesmo comportamento e a mesma disponibilidade de recursos que uma pessoa que vive em um grande centro urbano, por exemplo. Precisamos deixar à disposição das pessoas as soluções em diferentes formatos para que elas possam utilizar dentro de suas realidades e contextos”, pondera Mazzi.
A pesquisa do Instituto Locomotiva/Banco24Horas foi realizada de forma online. Responderam ao levantamento 1.182 pessoas de todas as regiões do Brasil.
Deu em R7

Descrição Jornalista
Por que você não deve usar o mesmo par de meias mais de uma vez
06/07/2026 20:31
Tribunais driblam STF para seguir pagando penduricalhos
06/07/2026 16:34
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 108 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 98 visualizações
02/07/2026 04:30 95 visualizações
02/07/2026 14:34 85 visualizações
Moraes mantém Bolsonaro em prisão domiciliar e dá 48h para ex-presidente entregar armas
04/07/2026 04:46 84 visualizações
Vinho ou cerveja: qual é realmente mais saudável?
02/07/2026 11:56 84 visualizações
Declaração de John Textor deixa torcida do Botafogo preocupada
04/07/2026 11:31 84 visualizações
Tem mais de 60 anos? Veja como tirar a carteirinha que ajuda a viajar de graça
02/07/2026 18:11 82 visualizações
Inmet emite alerta de chuvas intensas para as 167 cidades do RN
04/07/2026 12:42 82 visualizações
TJRN rejeita promoção de Henrique Baltazar ao cargo de desembargador
02/07/2026 11:02 79 visualizações