Alimentos 02/09/2026 07:05
Arnold Schwarzenegger, 79 anos: ‘Adoro comer iogurte com granola no café da manhã, mas também tenho outras receitas, como lentilhas com cereais e legumes’

Os cafés da manhã que costumamos tomar nos países ocidentais não são exatamente os mais saudáveis do mundo.
Por tradição, falta de tempo e décadas de campanhas de marketing da indústria alimentícia, muitas famílias começam o dia com café com leite e doces ou torradas com manteiga e geleia.
Especialistas defendem há muito tempo uma alimentação mais saudável, e celebridades também adotam opções equilibradas no café da manhã para manter a forma. Arnold Schwarzenegger é um ótimo exemplo.
O café da manhã saudável do ator californiano
Aos 79 anos, o ator, ex-governador da Califórnia e lenda do fisiculturismo se mantém ativo compartilhando dicas de exercícios nas redes sociais, mas também dá conselhos sobre alimentação para manter uma boa saúde. Em seu boletim informativo para os seguidores, o Arnold’s Pump Club, o californiano explicou o que costuma comer no café da manhã.
Como contou na newsletter, o café da manhã favorito do astro de ‘O Exterminador do Futuro’ é iogurte grego com granola. Isso porque, embora admita que adora “o cheiro de bacon e ovos pela manhã”, hoje ele prefere opções mais saudáveis e ricas em proteínas.
Além do iogurte com granola, o ator, que já revelou detalhes da rivalidade com Sylvester Stallone, também revelou outras receitas de que gosta. “Também costumo comer ovos com legumes. E adoro lentilhas com grãos e legumes.”
O café é melhor pela manhã
Quando o assunto é café, Schwarzenegger prefere tomá-lo pela manhã, antes de ir à academia treinar. Em seu boletim informativo, Schwarzenegger explica que novas pesquisas sugerem que tomar café pela manhã pode ter efeitos positivos na longevidade, somando-se aos outros benefícios que já conhecemos sobre a bebida.
O estudo analisou os hábitos de mais de 40.000 adultos, acompanhando o consumo de café e relacionando esses dados às taxas de mortalidade. Os pesquisadores concluíram que as pessoas que bebiam café ao longo do dia não apresentaram melhora na mortalidade nem redução no risco de doenças cardíacas.
A pesquisa revelou que as pessoas que bebiam café mais cedo tendiam a viver mais. Os pesquisadores descobriram que os adultos que concentravam o consumo de café entre 4h e meio-dia tinham 16% menos probabilidade de morrer por qualquer causa do que aqueles que não seguiam esse padrão.
Eles também apresentavam 31% menos probabilidade de morrer por doenças cardiovasculares.
O estudo mostrou ainda que as pessoas que bebiam mais de três xícaras de café pela manhã, assim como aquelas que tomavam de duas a três xícaras, apresentavam melhores resultados em relação à longevidade.
Quem tomava apenas uma xícara pela manhã também apresentou benefícios, embora menos expressivos. Já aqueles que bebiam café ao longo do dia não apresentaram redução nas taxas de mortalidade nem no risco de doenças cardíacas.
Com base nesses resultados, os pesquisadores afirmam que o café tem um impacto claro sobre os ritmos circadianos e o metabolismo.
Nesse sentido, tomar café no fim do dia pode prejudicar a qualidade do sono. Além disso, eles explicam que o efeito anti-inflamatório da bebida pode ser mais intenso pela manhã, justamente quando os níveis de inflamação estão no ponto mais alto.
Deu em Portal Terra

Descrição Jornalista
01/09/2026 07:28 74 visualizações
Quanto você precisa ganhar para estar entre o 1% mais rico do seu estado
01/09/2026 12:00 62 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 62 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 59 visualizações
Cavalo de Troia do social coloca o Botafogo mais próximo de 2020
01/09/2026 11:56 59 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 56 visualizações
Nikolas Ferreira pede prisão do ministro Alexandre de Moraes
01/09/2026 16:16 48 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 45 visualizações
Orçamento de 2027 não prevê reajuste no Bolsa Família
01/09/2026 09:41 44 visualizações
01/09/2026 14:49 44 visualizações