Eleições 18/09/2022 07:17
“Não queremos Forças Armadas se metendo nas eleições”, critica Lula
Em comício neste sábado (17/9), em Curitiba, berço da Lava Jato, Lula disse que militares não deveriam se preocupar em fiscalizar urnas

O ex-presidente e candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, neste sábado (17/9), a atuação das Forças Armadas nas eleições de 2022. Durante comício em Curitiba (PR), cidade berço da Operação Lava Jato, Lula afirmou que os militares devem voltar a cumprir papel definido pela Constituição, de defesa nacional.
“As Forças Armadas brasileiras vão voltar a ter o papel nobre que está definido na nossa Constituição. As nossas Forças Armadas não tinham que estar preocupadas em fiscalizar urna. Quem tem obrigação de fiscalizar é a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e os candidatos”, afirmou Lula.
No discurso, Lula apontou que as Forças Armadas devem garantir a soberania do país contra possíveis inimigos externos, tomar conta do território, das fronteiras e do espaço aéreo. “Nós queremos Forças Armadas preparadas, equipadas, bem formadas, para ninguém se meter a invadir o Brasil. Não queremos as Forças Armadas se metendo nas eleições do nosso país e nem querendo controlar urna”, prosseguiu.
O ex-presidente ainda afirmou que as gestões petistas trataram as Forças Armadas “com muito respeito”:
“Nós já lidamos com as Forças Armadas e as tratamos com muito respeito. É preciso que alguns de lá tratem a sociedade com respeito, porque nós sabemos cuidar de nós e não precisamos ser tutelado.”
Em 2022, por pressão do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nomeou as Forças Armadas para a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE).
Embora historicamente as Forças participem de forma direta da logística eleitoral, por meio de Garantia da Lei e da Ordem, a participação se intensificou neste.
Os militares, no entanto, resolveram fazer uma série de sugestões ao tribunal acerca das urnas e da apuração a fim de otimizar, segundo eles, o pleito.
Algumas dessas sugestões não foram acatadas pelo Tribunal.
Curitiba
Lula foi a Curitiba neste sábado sob forte esquema de segurança e mobilização da militância. Ele fez campanha para aliados, como o candidato ao governo do Paraná pelo PT, Roberto Requião.
No discurso, Lula disse não ter ficado “com ódio” de Curitiba, mas gratidão, respeito e carinho pela cidade. Ele ficou preso por 580 dias após condenações por corrupção “Dizem que aquele estado é bolsonarista, pois é lá que quero ir”, disse.
Enquanto isso, neste sábado, Bolsonaro cumpre agenda em Pernambuco e vai à cidade natal de Lula, Garanhuns, com o objetivo de mostrar força política no Nordeste, reduto eleitoral do adversário.
Deu em Metrópoles

Descrição Jornalista
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 264 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 231 visualizações
Sesc RN lança desconto de 20% para inscrições no Circuito Sesc de Corridas
01/04/2026 06:42 228 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 220 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 216 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 214 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 209 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 196 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 183 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 176 visualizações