Governo do Estado 25/07/2024 08:45
Governo divulga turismo do RN nas Olimpíadas de Paris
Artesãs de Timbaúba dos Batista farão bordados e kitsurf virtual estará disponível no stand na Casa Brasil
A partir do dia 26 de julho, o Brasil terá um espaço exclusivo no Parc La Villette em Paris, com música, esportes, apresentações culturais e de dança, gastronomia e a alegria característica dos brasileiros.
O principal objetivo é que os mais de 15 milhões de turistas que devem passar pelo parque conheçam e se encantem pelo Brasil.
Além disso, para promover ainda mais a exuberância dos nossos destinos, com cultura, sol, praia e natureza, a Embratur lançará a nova campanha de promoção de Brasil na Europa no dia 27 de julho durante a programação da Casa Brasil, e que tem – mais uma vez – o Rio Grande do Norte como um dos seus destaques.
A Governadora Fátima Bezerra estará na capital francesa, entre os dias 24 e 30, a convite do Comitê Olímpico do Brasil, para participar do lançamento da Casa Brasil e a convite da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), para o lançamento da Campanha Embratur Sebrae Europa 2024, na mesma Casa Brasil.
“O convite para participarmos desse evento, reflete os esforços e investimentos de vimos fazendo para a promoção e consolidação da atividade turística em nosso estado. Temos fortes atrativos geográficos, culturais, gastronômicos, o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO, opções para o turismo religioso, que também significa interiorização, tudo isso, além do tradicional sol e mar”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
“O Rio Grande do Norte é um dos 5 estados protagonistas da campanha EUROPA que será lançada dia 27 na Casa Brasil. Isso significa dizer que a divulgação do Brasil na Europa pelo próximo período terá o RN em evidência. Importante salientar que o nosso estado é destaque em virtude de uma seleção feita pela Embratur dos destinos com maior potencial para o público europeu. Isso é fruto da nossa estratégia de promoção do destino no mercado internacional. São cinco destinos brasileiros, tanto na Casa Brasil quanto na campanha, e nós somos um deles”, ressalta o diretor-presidente da Emprotur RN, Raoni Fernandes.
Decorada com estética que remete ao Surf e Kitesurf, a instalação do Rio Grande do Norte dividirá espaço com a do Ceará – os dois estados irão representar a região Nordeste do Brasil.
No local, haverá um painel vertical em led que vai apresentar em vídeos os principais atrativos turísticos dos dois estados.
O espaço contará ainda com uma ativação de kitesurf, que ficará em um painel instagramável disposto com os equipamentos necessários para simular a prática esportiva.
O diretor-presidente da Emprotur realça as potencialidades do Rio Grande do Norte também para o turismo esportivo.
“De quatro em quatro anos o mundo se reúne para celebrar o esporte em alguma cidade. A expectativa é em Paris aproveitar essa oportunidade para mostrar que o nosso estado é também um destino esportivo. Temos uma boa história para contar. Além de importantes atletas, como o Ítalo Ferreira, primeiro ouro no surf olímpico, o estado oferece condições ideais para a prática de surf, kitesurf, parapente e inúmeras atividades associadas a paisagens paradisíacas”.
Ainda durante a ativação, o visitante poderá interagir com uma peça de bordado tradicional e acompanhar uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba” para apresentar ao turista internacional a Casa das Bordadeiras – Iracema Soares.
As artesãs envolvidas foram responsáveis pelas jaquetas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, explica o objetivo da ação durante os Jogos.
“Diariamente milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil, e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o estado do Rio Grande do Norte, suas praias, cultura, gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante a Olimpíada”, afirma.
A secretária estadual de Turismo, Solange Portela enfatiza a oportunidade única de promover o estado globalmente:
“Estamos entusiasmados em iniciar os Jogos Olímpicos compartilhando um pouco do Rio Grande do Norte com o mundo. Queremos que cada visitante se sinta convidado a explorar nossas praias, nossa culinária e a hospitalidade potiguar. A participação do Rio Grande do Norte na Casa Brasil visa atrair mais turistas internacionais e consolidar o estado como um destino imperdível. Essa participação permite mostrar ao mundo as belezas naturais, a rica cultura e a hospitalidade do nosso povo, incentivando visitantes a vivenciarem experiências únicas que valorizam a sustentabilidade e a cultura local”.
A Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que terá patrocínio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e será um ponto de encontro vibrante para torcedores e atletas brasileiros durante os 17 dias de competição – até o dia 11 de agosto.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
Botafogo fecha 2026 com pior aproveitamento em clássicos na era SAF
10/10/2026 13:15
Pesquisa mostra rejeição a celular para crianças de até 3 anos
10/10/2026 09:36
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 185 visualizações
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 180 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 153 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 145 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 141 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 134 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 129 visualizações
Após 8 anos de disputa, passageiro recebe indenização por mala perdida e o valor chama atenção
03/10/2026 20:31 120 visualizações
Fachin endurece regras contra brechas que burlam sorteio de relatores em processos
02/10/2026 15:25 118 visualizações
02/10/2026 14:41 117 visualizações