Comportamento 30/05/2026 17:13
Comissários de bordo relatam manias insuportáveis de passageiros

Comissários de bordo dos Estados Unidos estão incomodados com uma mania que alguns passageiros têm.
Os profissionais afirmam que estão constantemente recebendo cutucadas, são beliscados, tocados e até agarrados pelos clientes das companhias aéreas durante os voos.
A situação chegou a extremo de os comissários pedirem aos passageiros para não serem assediados.
A situação saiu do controle de tal modo que alguns comissários passaram a usar adesivos e broches com a frase: “não me toque!” Segundo a comissária de bordo que atua há quase 20 anos na área, Michelle Montez, é quase uma raridade quando eles não são tocados pelos passageiros.
Durante uma entrevista em um pod cast, a funcionária disse ainda que o comportamento dos passageiros não é apenas uma irritação ou ansiedade por causa do voo, são maus hábitos mesmo. Segundo eles, algumas pessoas acham que para chamar um comissário é necessário tocá-lo.
De acordo com profissionais experientes na área, a melhor forma é usar as palavras de maneira educada da mesma forma que se faz em um restaurante.
Além disso, há um botão de chamada que fica acima dos assentos nas cabines. De acordo com os comissários, apesar de os passageiros serem avisados para não abusarem do botão, eles preferem que os passageiros pressionem o botão do que toquem os corpos de forma brusca e aleatória durante os voos.
Em agosto de 2025, durante um voo da companhia Pobeda Airlines, uma passageira que estava a bordo de um voo russo começou a se desesperar após a decolagem.
Segundo relatos, ela ficou nervosa porque, alguns passageiros reclamaram que ela estava tendo um comportamento agressivo logo após o avião deixar a pista.
Então, os passageiros chamaram os comissários que chegaram a lhe entregar o código de conduta do avião. Mas, segundo os profissionais, saber das regras não a acalmou.
A passageira amassou o papel e jogou fora. Então, a mulher começou a rir histericamente e o problema foi se agravando porque, outros passageiros foram em direção a ela para tentar retirá-la do saguão do avião.
Segundo relato dos comissários, a passageira chegou a agredir duas profissionais depois que elas se recusaram a entregar o celular da mulher.
Elas pediram permissão ao comandante da aeronave para prender a mulher no assento. Com muito esforço, as comissárias conseguiram e prender a passageira que só foi retirada da aeronave por autoridades de segurança após o pouso em Sheremetyevo de Moscou.
Após a agressão, as comissárias de bordo agredidas não precisaram de atendimento médico, mas procuraram a polícia do aeroporto para registrar a agressão e os ferimentos. Elas também registraram uma ocorrência contra a passageira.
Durante um voo da empresa aérea Ryanair, em 2023, uma comissária chamada Chloe Harrison disse ter sido hostilizada por torcedores de futebol que estavam embriagados. O voo partiu de Manchester para Barcelona e estava lotado de torcedores do time do Manchester United.
Segundo a comissário os assédios partiram de homens que ficaram cada vez mais barulhentos depois que a acabaram a cerveja e a vodca a bordo. Ela disse que foi ofendida pelos torcedores enquanto trabalhava.

Descrição Jornalista
O que significa evitar pessoas de quem você gosta?
07/06/2026 20:02
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 170 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 139 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 136 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 136 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 133 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 132 visualizações
02/06/2026 08:09 116 visualizações
Em votação relâmpago, Senado aprova decreto que dificulta aborto legal em crianças
03/06/2026 06:41 114 visualizações
Botafogo prioriza reforços para quatro posições na janela do meio do ano
03/06/2026 06:08 113 visualizações