Empresas 11/09/2025 08:12
China instala campos de teste no RN e em Brasília e anuncia fábricas em Maricá e Mossoró para máquinas agrícolas voltadas à agricultura familiar no Brasil

A China deu mais um passo na sua presença estratégica no setor agro brasileiro. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou após reunião com o embaixador chinês Zhu Qingqiao que o país asiático já instalou campos de teste de máquinas agrícolas no Rio Grande do Norte e em Brasília e prepara a construção de fábricas em Maricá (RJ) e Mossoró (RN).
A iniciativa mira diretamente a agricultura familiar, responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil.
Segundo o portal poder360, o projeto combina importações chinesas de alimentos com cooperação industrial, criando oportunidades para que pequenos produtores brasileiros tenham acesso a equipamentos mais baratos e adaptados às condições locais.
Para o governo, trata-se de uma estratégia de longo prazo para fortalecer a soberania alimentar e ampliar a inclusão produtiva no campo.
De acordo com o embaixador Zhu Qingqiao, dois campos de testagem já funcionam no país: um no Rio Grande do Norte e outro no Distrito Federal.
O objetivo é ajustar os equipamentos chineses às características do solo, do clima e do modelo produtivo brasileiro.
Além disso, um campo de serviços em Londrina (PR) será criado para apoiar o desenvolvimento, manutenção e treinamento dos agricultores no uso das máquinas.
A cidade foi escolhida por sua tradição em pesquisa agrícola e forte presença universitária no setor de agronomia.
A parceria prevê ainda a instalação de duas fábricas de máquinas agrícolas. Em Maricá (RJ), a localização próxima a centros industriais e rotas logísticas do Sudeste facilita a distribuição dos equipamentos.
Já em Mossoró (RN), a relevância da agricultura irrigada no semiárido nordestino justificou a escolha como polo de produção.
Essas unidades industriais têm potencial de gerar empregos diretos e indiretos, reduzir custos de importação e estimular a transferência de tecnologia da China para o Brasil.
Para os pequenos agricultores, a expectativa é de acesso a máquinas mais baratas, robustas e adequadas às necessidades da agricultura familiar.
Tradicionalmente voltada para commodities como soja, milho e carne, a relação bilateral entra em uma nova fase.
O investimento chinês em máquinas agrícolas voltadas à agricultura familiar amplia o leque de cooperação e sinaliza que Pequim busca papel ativo não apenas como comprador, mas também como parceiro no desenvolvimento tecnológico do setor rural brasileiro.
Para o Brasil, a estratégia pode significar maior mecanização de pequenas propriedades, incremento de produtividade e redução das desigualdades regionais no campo.
A medida também reforça políticas públicas de apoio à agricultura familiar, pilar central da produção de alimentos no país.
Deu em CPG

Descrição Jornalista
Quem tem conta corrente precisa ver esse aviso urgente dos bancos
05/06/2026 14:17
01/06/2026 04:44 166 visualizações
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 160 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 146 visualizações
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 145 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 142 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 141 visualizações
01/06/2026 05:07 140 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 138 visualizações
Governo empossa 75 servidores de carreira no Idema
01/06/2026 04:59 136 visualizações