Comportamento 29/05/2026 08:08
Brasil registra 81 milhões de solteiros buscando conexões mais efetivas

A era da solidão chegou e, com ela, os relacionamentos com benefícios ganharam força, especialmente nos estados com maior concentração de solteiros em busca de conexões mais objetivas.
Segundo o IBGE, o Brasil já soma cerca de 81 milhões de solteiros*, número superior aos 63 milhões de casados.
O fenômeno não é exclusivo do país: de acordo com a Euromonitor International, os solteiros já superam os casados na América do Norte e na Europa, e esse grupo deve crescer mais de 20% no mundo até 2040.
Essa mudança de comportamento impulsiona novos formatos de relacionamento, como a hipergamia, um modelo baseado em acordos claros, autonomia e alinhamento de expectativas.
“Ao escolher um parceiro, não dá para pensar apenas no amor. Mulheres determinadas sabem o seu valor e não aceitam estar com alguém que não possa oferecer uma vida confortável”, destaca Caio Bittencourt, especialista em comportamento afetivo e relacionamentos do MeuPatrocínio.
Alguns estados concentram o maior volume de pessoas interessadas nesse estilo de conexão.
São Paulo lidera o ranking nacional, com mais de 5 milhões de perfis ativos no MeuPatrocínio, maior plataforma Sugar Daddy e Sugar Baby da América Latina, reflexo de uma população urbana que prioriza praticidade e experiências alinhadas ao seu estilo de vida.
O Rio de Janeiro aparece em seguida, com mais de 2 milhões de usuários: marcado por uma cultura ligada à estética e ao lazer de alto padrão, o estado registra um crescimento expressivo de pessoas que associam relacionamentos a estabilidade emocional, financeira e qualidade de vida.
Santa Catarina também chama atenção, com quase 1 milhão de usuários e um dos maiores índices de novos cadastros na plataforma, puxado por um público que busca relações menos burocráticas.
O avanço desse modelo está ligado ao desgaste das formas tradicionais de relacionamento.
A chamada “pandemia de frustrações amorosas” tem levado muitos brasileiros a evitarem vínculos marcados por cobranças excessivas, falta de diálogo e expectativas mal definidas.
“Essa geração tem mais consciência sobre saúde mental e responsabilidade emocional, optando por um modelo de relacionamento mais prático e descomplicado”, afirma Bittencourt.
“A hipergamia é um modelo com homens mais maduros, que não ficam com joguinhos e mentiras. Esses homens também já passaram por relações complicadas e agora buscam leveza e praticidade na companhia de mulheres incríveis.” finaliza o especialista.
*o número não leva em conta em viúvos, divorciados e pessoas em outros tipos de união conjugal.
Fonte: Assessoria

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 126 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 121 visualizações
André Mendonça pede a Fachin o afastamento cautelar de Alexandre de Moraes do STF
04/09/2026 05:23 110 visualizações
Tomara que tenha charuto e Macallan’; veja essa e outras quatro mensagens de Gonet para Vorcaro
02/09/2026 05:49 101 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 100 visualizações
Moraes encaminha a Fachin pedido de investigação contra Mendonça
04/09/2026 04:46 98 visualizações
Polícia Federal indicia Álvaro Dias por porte ilegal de arma em aeroporto
03/09/2026 08:13 97 visualizações
TRE-RN proíbe em definitivo pesquisa do Instituto Seta e aplica multa de R$ 53,2 mil por unanimidade
02/09/2026 18:21 96 visualizações
Cadu de Lula participa de caminhada e defende investimentos para gerar empregos no RN
02/09/2026 06:22 89 visualizações