FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Guerras 09/03/2024 11:55

EUA se prepararam “rigorosamente” para potencial ataque nuclear russo na Ucrânia em 2022, dizem autoridades à CNN

Agências de inteligência do Ocidente teriam sido informadas sobre conversas de autoridades russas que falavam em uso de armas nucleares

EUA se prepararam “rigorosamente” para potencial ataque nuclear russo na Ucrânia em 2022, dizem autoridades à CNN

No final de 2022, os Estados Unidos começaram a “se preparar rigorosamente” para a possibilidade de a Rússia atacar a Ucrânia com uma arma nuclear, no que teria sido o primeiro ataque do tipo desde que os EUA lançaram as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945.

A informação foi dada à CNN Internacional por duas autoridades seniores do governo.

No livro “O Retorno das Grandes Potências”, que será publicado em 12 de março, o jornalista da CNN Internacional Jim Sciutto conta sobre os bastidores, incluindo detalhes exclusivos sobre o nível sem precedentes de planejamento de contingência realizado por altos funcionários da administração Biden.

“Foi isso que o conflito nos apresentou e por isso acreditamos e penso que é nosso direito nos preparar rigorosamente e fazer todo o possível para evitar que isso aconteça”, disse uma das autoridades.

O que levou a administração Biden a chegar a uma avaliação tão surpreendente não foi um indicador, mas uma coleção de desenvolvimentos, análises e – crucialmente – novas informações altamente sensíveis.

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista