Quando será preso? Janot recorre de decisão do STF sobre suposto plano de matar Gilmar Mendes - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – 200 dias – 0909 a 0910

Ministério Público 19/02/2022 11:30

Quando será preso? Janot recorre de decisão do STF sobre suposto plano de matar Gilmar Mendes

Ex-procurador-Geral da República pede que investigação seja arquivada. Em 2019, Rodrigo Janot relatou que entrou armado no STF com intenção de atirar no ministro

Quando será preso? Janot recorre de decisão do STF sobre suposto plano de matar Gilmar Mendes

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot recorreu, nesta sexta-feira (18/2), da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de negar o pedido de habeas corpus para trancar e arquivar a investigação sobre o o suposto plano dele para matar o ministro do STF Gilmar Mendes.

O inquérito teve início em 2019, quando Janot publicou em biografia e deu entrevistas afirmando que se deslocou armado até o STF com a intenção de atirar no magistrado.

“Não ia ser ameaça, não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele [Gilmar Mendes] e depois me suicidar”, declarou Janot à época ao jornal O Estado de S.Paulo.

“Ele estava sozinho”, disse.

“Mas foi a mão de Deus. Foi a mão de Deus”, repetiu o procurador ao justificar porque não concretizou a ação. “Cheguei a entrar no Supremo (com essa intenção)”, relatou. “Ele estava na sala, na entrada da sala de sessão. Eu vi, olhei, e aí veio uma mão”, contou.

Janot afirmou que estava se sentindo mal e pediu para o vice-procurador-geral da República o substituir na sessão do STF. A cena não está narrada em detalhes no livro Nada Menos que Tudo (Editora Planeta), no qual conta sobre sua atuação no comando da Operação Lava Jato. Janot alega que narrou o fato, mas sem dizer de quem se tratava.

A decisão do ministro-relator Nunes Marques foi proferida em 4 de fevereiro, após o pedido da defesa de Janot. Além do trancamento e arquivamento da investigação, os advogados do ex-procurador pedem a restituição dos bens apreendidos do cliente.

Deu em Correio Braziliense

PS: Além de afirmar que entrou armado no STF para matar o Ministro Gilmar Mentes, o pinguço Janot armou um golpe, junto com o bandidão da JBS,  para derrubar o Presidente Michel Temer.

A armação quase provoca o impeachment de Temer.

Rodrigo Janot já deveria ter sido preso. Por muito menos o STF agiu. 

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista