Economia 15/10/2025 08:01
Trump ameaça encerrar negócios com a China após boicote à soja dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar encerrar alguns laços comerciais com a China, “relacionados ao óleo de cozinha e outros elementos de comércio”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Acredito que o fato de a China propositalmente não comprar nossa soja e causar dificuldades para nossos produtores de soja é um ato economicamente hostil. Estamos considerando encerrar os negócios com a China relacionados ao óleo de cozinha e outros elementos do comércio, como retribuição”, escreveu Trump.
“Como exemplo, podemos facilmente produzir óleo de cozinha nós mesmos, não precisamos comprá-lo da China”, acrescentou.
A fala ocorre em meio a mais recente guerra comercial entre os países. Na semana passada, Trump anunciou uma sobretaxa de 100% sobre as importações chinesas a partir de 1º de novembro. Ele também afirmou que os EUA iriam impor controles de exportação sobre softwares críticos a partir da mesma data e acusou os chineses de controlar a exportação de elementos ligados às terras raras.
“Acaba de ser divulgado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva no comércio ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, afirmando que, a partir de 1º de novembro de 2025, imporia controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que produz, e alguns que nem são fabricados por eles”, disse Trump.
No domingo,12, a China classificou como “hipócritas” as últimas tarifas impostas pelos EUA e defendeu suas restrições à exportação de elementos das terras raras. Em um comunicado, Pequim acusou os Estados Unidos de acirrar as tensões comerciais entre os países e ameaçou tomar medidas retaliatórias “firmes”.
No mesmo dia, Trump voltou a se manifestar sobre a guerra comercial nas redes sociais. Desta vez, o republicano afirmou que nenhum dos dois países quer uma depressão econômica. “Não se preocupem com a China, vai ficar tudo bem! O respeitadíssimo Presidente Xi acaba de passar por um momento ruim”, afirmou.
Com informações da Reuters e DW.
Fonte: Portal Terra

Descrição Jornalista
02/03/2026 06:21 271 visualizações
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 243 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 236 visualizações
Ataques ao Irã: entenda como ocorre o efeito em cadeia da elevação do preço do petróleo
03/03/2026 08:01 227 visualizações
MDB confirma mais três lideranças na disputa por vagas na Assembleia
03/03/2026 05:31 219 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 216 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 211 visualizações
Geladeira em miniatura viraliza e revela nova moda entre adultos
03/03/2026 18:39 193 visualizações
Inmet coloca 63 cidades em alerta vermelho de chuvas; há avisos para todo o RN
03/03/2026 07:56 190 visualizações
STF já admite em conversas reservadas que haverá impeachment em 2027
02/03/2026 13:55 171 visualizações