Bebidas 14/09/2024 11:47
Estudo indica as 2 “melhores” bebidas alcoólicas para a saúde
Pesquisa comparou o impacto de diversas bebidas alcoólicas na saúde e encontrou as duas opções que são menos prejudiciais Bruno Bucis

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma nova diretriz em 2023 afirmando que não existe quantidade de álcool segura para a saúde, justificando que a ingestão representa riscos para coração, fígado e cérebro.
Socialmente, porém, existem ocasiões nas quais é impossível escapar de um brinde. Nelas, a melhor saída é escolher as bebidas menos prejudiciais à saúde.
Antes da última resolução, a OMS chegou a considerar seguro consumir até 14 unidades de álcool por semana, o que equivale a seis garrafas grandes de cerveja, uma garrafa e meia de vinho ou sete doses pequenas de destilados.
Mesmo quando têm quantidades semelhantes de álcool, as bebidas resultam em impactos distintos no organismo. De forma resumida, as bebidas fermentadas, como o vinho e a cerveja, são menos prejudiciais ao corpo se comparadas às destiladas, como a cachaça e a vodca.
Uma revisão bibliográfica de 2019 publicado na revista Nutrients comparou estudos sobre os impactos do álcool no corpo, especialmente na saúde do coração.
De acordo com o trabalho, se você opta por tomar uma cerveja ou um vinho, dependendo da quantidade e da concentração alcoólica, pode obter alguns benefícios.
Ao comparar pesquisas feitas de 2004 a 2019, os investigadores encontraram que o vinho, especialmente o vinho tinto, pode ter efeitos cardioprotetores graças à quantidade de polifenóis em sua composição.
De acordo com eles, quando ingerido em pequenas quantidades, o vinho também pode ajudar a controlar inflamações.
Já para os que preferem cerveja, o consumo moderado ou baixo pode aumentar a quantidade de colesterol HDL, o colesterol bom, e diminuir o LDL, que tem maior chance de se acumular nas artérias.
A má notícia é que estes benefícios foram mais expressivos nas versões da bebida sem álcool e em doses pequenas, cerca de 50 ml por dia.
As bebidas destiladas, por não conterem polifenóis na composição, foram consideradas piores.
De toda forma, os pesquisadores reforçam que o consumo de bebidas fermentadas deve ser feito tendo consciência de que elas não são saudáveis.
“Vale ressaltar que, apesar dos efeitos cardioprotetores derivados do consumo baixo de álcool, esses benefícios podem ser ponderados contra os danos potenciais da propensão à dependência do álcool, do desenvolvimento fetal e da propensão ao desenvolvimento de câncer”, concluem os investigadores.
Deu em Metrópoles

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 200 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 165 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 160 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 157 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 157 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 156 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 133 visualizações
Botafogo prioriza reforços para quatro posições na janela do meio do ano
03/06/2026 06:08 132 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 132 visualizações