Política 11/03/2024 11:23

PEC que acaba cm reeleição no Executivo aumentará mandatos para 5 e 10 anos

A proposta de emenda à Constituição deverá ser apresentada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é o relator do novo Código Eleitoral.

Os líderes do Senado discutiram no final de fevereiro qual é o melhor modelo para a PEC para o fim da reeleição em cargos do Executivo.

A proposta de emenda à Constituição deverá ser apresentada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é o relator do novo Código Eleitoral.

Segundo Castro, atualmente três possibilidades de texto são estudadas. Os líderes partidários discutem os detalhes, mas já há consenso sobre a principal parte da proposta: o fim da reeleição somente para cargos do Executivo, ou seja, para presidente, governador e prefeito.

Além disso, também há acordo para aumentar os mandatos desses cargos e de integrantes de legislativos municipais, estaduais e federal para cinco anos. Já para senadores, o mandato seria aumentado de oito para dez anos. Para os deputados e senadores, haveria ainda a possibilidade de reeleição.

“Nós achamos, e muitos concordam conosco, que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil. Estamos propondo uma PEC pondo fim à reeleição e estendendo o mandato para cinco anos, porque a maioria entende que, sem a reeleição, um mandato de quatro anos ficaria muito exíguo para um prefeito, governador ou presidente da República executar seus projetos”, disse Castro.

Deu em Congresso em Foco

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista