Cultura 30/04/2024 14:00

Reizo: exibição de documentário sobre Boi de Reis encerra Abril das Artes no TAM

Produção do filme contou com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, coordenado pela Fundação José Augusto (FJA).

“Reizo”, um documentário que aborda as ricas tradições dos Grupos de Boi de Reis no Rio Grande do Norte, realizará sessão de pré-estreia em Natal nesta terça-feira (30), às 19h, no Teatro Alberto Maranhão.

O evento encerra a programação do Abril das Artes, promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA).

A entrada é gratuita e o acesso será por ordem de chegada. Durante o dia, haverá sessão destinada para alunos de escolas públicas, seguidas por debates.

Produzido por Felipe Campos Chaves e dirigido por Júlio Castro, “Reizo” nasce da urgente necessidade de preservar e celebrar as tradições dos Bois de Reis, um patrimônio cultural imaterial fundamental para a identidade local.

O filme visa proporcionar uma imersão autêntica nas raízes desta expressão cultural, contribuindo para a sua perpetuação.

Mais do que um filme, “Reizo” serve como um instrumento para a preservação e celebração de uma herança cultural única.

Ao documentar de forma significativa estas tradições, o filme enriquece nossa compreensão da diversidade cultural e histórica. Ele destaca a importância da preservação cultural, ao registrar autenticamente os grupos de Bois de Reis no estado.

“Reizo” oferece uma abordagem sensível, respeitosa e artística, conduzindo o espectador por uma jornada emocional que ressalta a importância de manter vivas as tradições.

O projeto não só informa, mas também inspira os espectadores a se conectarem com suas próprias raízes e a celebrar a diversidade que faz do Brasil um mosaico cultural.

O documentário contou com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e da Brisanet, e foi realizado por uma equipe diversificada de profissionais do audiovisual do estado.

Filmado em 2023, o projeto registrou 13 grupos de Boi de Reis do RN e foi recentemente contemplado pela Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, permitindo a produção de versões acessíveis em libras, legendagem descritiva e audiodescrição e cópia em DCP.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista