Governo do Estado 31/01/2023 18:30

Governadora destaca papel do Hospital João Machado na pandemia

Aos 66 anos, unidade amplia serviços e se consolida como hospital geral, salvando vida de pacientes do SUS

O Hospital Geral Dr. João Machado realizou, nesta terça-feira (31), solenidade para marcar o início das comemorações pelos 66 anos de funcionamento.

Cada vez mais consolidado como perfil de hospital geral, a unidade segue ampliando os serviços e melhorando sua estrutura física.

A governadora Fátima Bezerra visitou as instalações do hospital no meio da tarde e elogiou o empenho, a seriedade e a dedicação dos servidores.

“Trabalhar no contexto da saúde pública no Rio Grande do Norte, no Nordeste e no Brasil não é fácil, ainda mais nos tempos que tivemos de pandemia. Vocês estiveram firmes, com vacina ou sem vacina, cuidando do povo do RN. Entrará para os anais do SUS no estado, o papel relevante que o João Machado exerceu, salvando muitas vidas”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Durante a I Mostra de Resultados, realizada pela manhã, o hospital pode apresentar seu crescimento tecnológico e assistencial nos últimos anos.

“As melhorias são visíveis em todos os setores da instituição e repercutem nas diversas linhas de cuidado atendidas pelo serviço. O objetivo é ser um hospital inovador, sustentável, ético, transparente. A Mostra permite analisar as ações realizadas em 2022 com foco no planejamento de 2023”, disse Leidiane Queiroz, diretora geral do hospital.

Desde setembro de 2021, a unidade deixou de ser Hospital Colônia, passando a ser Hospital Geral com leitos de UTI geral e retaguarda para diversos serviços de urgência, mantendo a referência na saúde mental.

Atualmente são 148 leitos disponíveis. Em breve, serão abertos mais 06 leitos semi-intensivos e pretendemos qualificar até 10 leitos de enfermaria para cuidados paliativos.

No último ano foram abertos quatro leitos semi e 12 de enfermaria. E já está em implantação a Linha de Cuidados Paliativos em parceria com um dos projetos PROADI no qual o HGJM faz parte.

“É com muita satisfação e alegria que nós temos o Hospital João Machado como uma esperança de que este modelo que vocês têm adotado aqui – que é um modelo de superação – que traz uma melhor qualidade na assistência para o usuário do SUS, possa ser traduzido em todos os serviços hospitalares do Estado”, refletiu Lyane Ramalho secretária adjunta da SESAP.

Recentemente a unidade adquiriu um novo aparelho de ultrassonografia e também recebeu 22 novos monitores multiparâmetros, garantindo exames e serviços de imagem no hospital, como endoscopia, ultrassonografia, colonoscopia e ecocardiografia.

O hospital também vem investindo na Gestão Ambiental, com a criação do projeto Nossa Horta. Em um ano foram 6.182 kg de resíduos orgânicos reaproveitados, com produção de mais de 2 toneladas de adubo.

Além disso, foram retirados entulhos e feita uma limpeza do terreno com ação intersetorial para poda dos eucaliptos, culminando com a reorganização dos acessos físicos ao hospital.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista