Consumidor 28/04/2024 10:18

10 dicas para proteger seus direitos como consumidor na internet

Advogado explica como não cair em golpes e manter suas informações em segurança

Com o aumento das transações online e a expansão da presença digital, é essencial que os consumidores estejam cientes de seus direitos e saibam como protegê-los.

Isso porque, segundo o Relatório do Varejo 2024, feito pela Adyen, em colaboração com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (CEBR, na sigla em inglês), dois em cada cinco brasileiros foram vítimas de fraudes de pagamentos em 2023.

Ainda conforme o documento, os consumidores afetados por fraudes de pagamentos perderam, em média, R$ 2.022,46, marcando um aumento de 137% em relação a 2022.

Por isso, o advogado Thacísio A. Rio, especialista em direito do consumidor, apresenta dez dicas valiosas para ajudar os consumidores a navegarem com segurança e confiança no mundo online. Confira!

1. Conheça seus direitos

Esteja familiarizado com os seus direitos como consumidor na era digital. Isso inclui direitos relacionados à privacidade, segurança de dados, compras online, contratos eletrônicos e muito mais.

2. Leia os termos e condições

Antes de concordar com qualquer serviço ou compra online, leia atentamente os termos e condições, incluindo políticas de privacidade e uso de dados. Certifique-se de entender suas obrigações e os direitos que está concedendo.

3. Proteja suas informações pessoais

Mantenha suas informações pessoais e de pagamento seguras online. Use senhas fortes, evite compartilhar informações confidenciais em sites não seguros e esteja ciente de práticas de segurança, como phishing e fraudes online.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista