Futebol 29/10/2022 09:49

Pisa macio, Negão Alberi

No futebol, Alberi significa e sempre representará alegria e razão de viver.

Rubens Lemos 
Jornalista
Que seja ignorada a indiferença  dos céticos, burocratas e anestesiados  de sentimentos. O futebol é para quem faz da emoção, modus vivendi.
Em latim, só para cutucar inquilinos  de genialidades fajutas. A morte de Alberi José Ferreira Matos é a maior tristeza popular de Natal há pelo menos duas décadas. Alberi não era de carne. Era de absolutismo.
Arquivo TN
Alberi, um dos maiores da história do Alvinegro recebeu o prêmio a “Bola de Prata” como o melhor do País em sua posição, em 72

Alberi, um dos maiores da história do Alvinegro recebeu o prêmio a “Bola de Prata” como o melhor do País em sua posição, em 1972.

Alberi  chegou a Natal em 1968. O ABC estava aos pedaços, sem ganhar campeonato e sem o ídolo que enche de alucinação inofensiva um clube de massa da extensão humana do alvinegro.
Alberi estreou contra o Santa Cruz no Juvenal Lamartine, fez um gol na derrota por 3×2 e, assinou, com a caneta da paixão recíproca, o pacto de identidade que o transformou em Deus Banto do ABC.
Naquele final dos anos 1960, A torcida do ABC remexia em seus cacarecos, repetindo as artes e manhas do genial Jorginho Professor, um dos maiores da história, atuando do final da década de 1940 até o fim da fase em que cabeludos cantavam Beatles, Roberto Carlos numa Jovem Guarda que respondia iê-iê-iê às atrocidades.
No futebol, Alberi significa e sempre representará alegria e razão de viver. Alberi jogando, trazia para mais perto, o clarão do sol da esperança aos domingos, fossem de clássico contra o América, fossem de peladas contra Riachuelo, Ferroviário, Força e Luz, Atlético Potiguar e Monte Castelo, o time do Exército Brasileiro.
Injustiçado no Santa Cruz, Alberi e  suas passadas elegantes, seu olhar imperial sobre os comuns adversários e companheiros, encontraram  seu berço aos 23 anos de idade. Zuenir Ventura escreveu que 1968 foi o ano que não terminou pela rebelião estudantil nascida na França contra o arbítrio.
Filho das imediações da Praia do Pina em Recife, Alberi veio à terra potiguar guerrear  em chutes espaciais, gols antológicos, lançamentos de fita métrica, dribles de malandro em gafieira.
Alberi, involuntariamente, trouxe Natal à sua imagem mitificada e real, porque produzia milagres visíveis a olho nu ou em precários binóculos de arquibancada.
Alberi batia de curva, enganando vítimas que deveriam se orgulhar do impossível de contê-lo: os goleiros do América, Franz, Jairo, Varlindo, Juca, Sombra, Ubirajara(banido de Natal pela injusta acusação de que era míope).
O abecedista puro de origem e amor, nascido até os anos 1960, se ajoelhava em caroços de milho, devoção legítima na noite anterior às finais que Alberi ganhou em suas patadas de herói profissional.
Alberi, sempre tendo que justificar o repertório de um Sinatra e na sala de concertos de Nova Iorque, Carnegie Hall, extrapolando em espetáculos majestosos,  de tão inédito nas repetições, não passaria de um ícone do pequenino Juvenal Lamartine.
Então, Alberi, em gigantesco campo aberto, honra a raça negra na lindeza em elipse do Machadão, palco ideal para os seus shows causadores de histeria no lado onde a religião ABC era professada a cada quarta ou domingo.
Aí, soberbo em chuteiras, Alberi disputou o primeiro Campeonato Brasileiro de Clubes e foi o melhor entre todos os atacantes. Não me cansa repetir que ninguém repetirá a proeza de Alberi.
Em 1972, Alberi  maior que Jairzinho, que Tostão, que Leivinha, que Doval, superior a quem, sobre o corpo, exibia a carne convencional dos mortais.
Alberi ganhou a Bola de Prata, seu símbolo e sua prova, por vezes magoada, do que foi capaz de fazer com uma bola de couro no pé direito ou disparando de canhota.
Tetracampeão de 1973, astro da Excursão à Europa e África, Alberi saiu do  ABC em 1975 e, por dois anos, vestiu a proibitiva camisa do América. Voltou ao ABC aos 36 anos, em 1981, para emprestar charme a um time horroroso. Demorou a parar. Seu acervo imbatível passou de cinema sem tela a tema de resenhas.
Discuti com um motorista de táxi em Recife, fanático pelo  Santa Cruz, ao começar o papo sobre futebol.  Ele debochou:  Alberi não tinha futebol para Pernambuco. Não tinha era lorota, a inveja, escandalosa. Alberi era do povo, Alberi era do mundo.
Nas lágrimas que derramo, Alberi  é  senhor  de minhas nostalgias. Da certeza de que por mim  foi reverenciado vivo. Espíritos livres jamais serão isentos da nobreza coletiva e irracional. Pisa macio, Negão. Na estrada de luz, te espera Marinho Chagas.
Deu na Tribuna do Norte
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista