Senado Federal 17/06/2021 09:01

Senado adia para hoje a votação da MP que privatiza a Eletrobras

Matéria da MP 1.031/2021 foi analisada por senadores nesta quarta (16) e divide opiniões. Das emendas apresentadas, 19 foram acatadas pelo relator Marcos Rogerio (DEM/RO)

A votação da MP 1.031/2021, que trata da desestatização da Eletrobras, foi adiada para as 10h desta quinta-feira (17/06) no Senado.

Na sessão desta quarta-feira, os parlamentares analisaram e debateram a matéria por mais de 3h, durante sessão remota. Das dezenas de emendas apresentadas, 19 foram acatadas pelo relator, senador Marcos Rogério (DEM/RO).

O texto divide opiniões entre os senadores. Ao que tudo indica, cada voto será decisivo na deliberação. O Congresso Nacional tem que aprovar a matéria até a próxima terça-feira (22/06), quando a MP perde a validade.

A Eletrobras é considerada a maior companhia do setor elétrico da América Latina e uma das maiores do mundo. A privatização traz diversas mudanças no sistema energético, como a contratação em tempo integral de termelétricas — geradoras de energia considerada mais caras do que as hidrelétricas, que representam 70% da matriz elétrica nacional.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista