Serviços 12/06/2021 07:57

Setor de serviços cresce 0,7% em abril, diz IBGE

Cresceu 19,8% contra abril de 2020, mas ainda está em patamares abaixo do período pré-pandemia

O setor de serviços cresceu 0,7% em abril em comparação com o mês anterior.

A alta marca uma pequena recuperação depois do tombo registrado em março, quando o setor caiu 4%. Ainda assim o setor está 1,5% abaixo dos resultados registrados em fevereiro do ano passado, no período pré-pandemia.

Os dados foram divulgados nesta 6ª feira (11.jun.2021) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O crescimento foi impulsionado pelos serviços prestados às famílias, que teve alta de 9,3%.

O principal item desta atividade foi o consumo em restaurantes. A outra área que teve crescimento foi a de informação e comunicação, com 2,5%.

Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE, a comparação foi com níveis muito baixos, por isso o crescimento maior.

“Esse resultado dos serviços prestados às famílias deve ser relativizado, já que em março eles caíram 28,0%, no momento em que houve decretos estaduais e municipais que restringiram o funcionamento de algumas atividades para controle da disseminação do vírus”, diz ele.

Todas as outras atividades ou caíram ou tiveram estabilidades:

Serviços prestados às famílias: 9,3%;
Serviços de informação e comunicação: 2,5%;
Serviços profissionais e administrativos: -0,6%;
Transporte, armazenagem e correio: 0,0; e
Outros serviços: -0,9%
PANDEMIA AINDA AFETA SETOR

Os resultados de abril deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado, são os melhores da série histórica, que começou em 2012.

Assim como na atividade de serviço para as famílias, a alta significativa foi possível porque os números para comparação são muito baixos.

Em abril de 2020, o setor recuou 17,3% por causa do impacto da pandemia. Comparado a esse número, o setor cresceu 19,8% em abril deste ano. A principal atividade que contribuiu para a alta foi transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com crescimento de 30,7%.

O crescimento na comparação com o mês anterior foi o 2º seguido. Em março, a alta de 4,5% interrompeu 12 taxas negativas consecutivas de queda nesta comparação. Mas ainda assim, o setor acumula queda de 5,4% nos últimos 12 meses. No acumulado de 2021, os serviços cresceram 3,7%.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista