Indústria 18/11/2020 18:44

Reforma Tributária é considerada a prioridade para o desenvolvimento econômico

A Reforma Tributária e competitividade foram temas de um dos principais painéis que aconteceram no segundo dia do Encontro Nacional da Indústria (ENAI-2020), nesta quarta-feira, 18.

A Reforma Tributária e competitividade foram temas de um dos principais painéis que aconteceram no segundo dia do Encontro Nacional da Indústria (ENAI-2020), nesta quarta-feira, 18.

Sob a mediação do Conselheiro emérito da CN, Armando Monteiro Neto, os debatedores concordaram que o sistema tributário brasileiro é apontado pelo setor produtivo como um dos maiores empecilhos para o desenvolvimento sustentado da economia.

“A Reforma Tributária é urgente, e parece que agora temos de um lado um congresso com compromisso reformista, de outro lado o debate que convergem para o mesmo propósito, e uma sensível redução dos conflitos federativos com relação ao tema. Além disso, o sentido de urgência que o agravamento da crise nos coloca. Então, precisamos avançar sob pena de perdermos mais uma década”, afirma Monteiro.

As regras dos tributos brasileiros são complexas e desequilibradas sob diversos aspectos. Por essa razão, dentre as várias propostas em debate para estimular o crescimento econômico, a reforma tributária é considerada a prioridade máxima pela indústria e por empresários em geral.

No contexto da pandemia, foi unânime no debate que a medida de se reformar o sistema tributário tornou-se ainda mais urgente.

O painel pretendeu mostrar como essa reforma tributária vai proporcionar crescimento econômico como benefício indireto e discutir que tipo de reforma tributária é necessário para aumentar a competitividade são essenciais para a economia brasileira, que tem potencial de ser fonte de aceleração do ritmo de crescimento da economia.

Além de Armando Monteiro, participaram do painel o presidente da ABIMAQ, José Velloso; o deputado federal (Novo/SP), Alexis Fonteyne; o presidente da ABINEE, Humberto Barbato; e o professor FGV, Isaias Coelho, além de convidados on-line. Para o presidente da ABINEE, Humberto Barbato, o setor industrial se queixa muito por ser muito onerado. “Nos estudos que fizemos, a reforma tributária é altamente conveniente, e poderá trazer pontos positivos na nossa produtividade”, diz Barbato.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista