Trabalho. 17/04/2022 10:30
Um ou dois dias de trabalho no escritório é ideal, diz estudo de Harvard
“O híbrido intermediário pode oferecer o melhor dos dois mundos.”

Apenas um ou dois dias no escritório é a configuração ideal para o trabalho híbrido, de acordo com um novo estudo, pois oferece aos trabalhadores a flexibilidade que desejam sem o isolamento de ficarem totalmente remotos.
Os resultados do artigo da Harvard Business School foram baseados em um experimento no verão de 2020, onde 130 funcionários administrativos foram aleatoriamente designados para um de três grupos ao longo de nove semanas.
Alguns gastaram menos de 25% de seus dias de trabalho no escritório, alguns mais de 40% do tempo, enquanto um terceiro grupo “intermediário” ficou no meio, o equivalente a um ou dois dias por semana.
Esse último grupo entregou trabalho mais original que os outros grupos, e “a diferença foi significativa”, escreveram os autores.
“O trabalho híbrido intermediário é plausivelmente o ponto ideal, onde os trabalhadores desfrutam de flexibilidade e ainda não estão tão isolados em comparação com colegas que trabalham predominantemente em casa”, diz o artigo, que tem como co-autor o professor Prithwiraj Choudhury de Harvard.
“O híbrido intermediário pode oferecer o melhor dos dois mundos.”
O estudo, uma raridade ao examinar resultados reais dos trabalhadores híbridos em vez de apenas suas preferências, chega quando empresas como Apple, Bank of America e Google da Alphabet empurram seus funcionários de volta ao escritório sem uma noção clara do equilíbrio ideal entre trabalho remoto e presencial.
Pesquisa em coautoria do professor da Universidade de Stanford Nick Bloom revelou que empregadores esperam que funcionários trabalhem quase um quarto dos dias de casa daqui para frente, mas existe uma “lacuna considerável” entre o que empregadores e funcionários desejam quando se trata dos dias necessários para estar no escritório.
Essa discrepância ficou clara em uma pesquisa divulgada na terça-feira com 200 executivos seniores, que disseram que os trabalhadores remotos são desfavorecidos e têm menos oportunidades em comparação com aqueles que trabalham principalmente no escritório.
A pesquisa, encomendada pela Vyopta, que ajuda empresas a gerenciarem seus sistemas de colaboração e comunicação no local de trabalho, também descobriu que os líderes simplesmente não confiam na capacidade da maioria dos funcionários de trabalhar remotamente.
Ainda assim, quase metade dos executivos pesquisados disseram que falharam em fornecer aos trabalhadores remotos as ferramentas para serem tão engajados quanto seus colegas presenciais.
O artigo de Harvard analisou mais de 30 mil e-mails enviados pelos funcionários administrativos, usando análise textual para indicador a originalidade de seu trabalho. Descobriu-se que o grupo híbrido teve um desempenho melhor e obteve melhores avaliações dos gerentes do que aqueles que estavam principalmente em casa ou principalmente no escritório.
Deu em Money Times

Descrição Jornalista
Temer anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno contra Lula
06/10/2026 12:57
Caiado receberá Flávio em Goiânia para reunião
06/10/2026 11:16
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 136 visualizações
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 123 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 115 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 109 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 102 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 101 visualizações
02/10/2026 14:41 96 visualizações
Fachin endurece regras contra brechas que burlam sorteio de relatores em processos
02/10/2026 15:25 95 visualizações
Vinhos de Vorcaro para almoço com Moraes podem valer mais de R$ 450 mil
01/10/2026 18:23 94 visualizações
Após 8 anos de disputa, passageiro recebe indenização por mala perdida e o valor chama atenção
03/10/2026 20:31 93 visualizações