Golpes 02/10/2024 06:42
Um em cada quatro potiguares perdeu dinheiro em golpes digitais nos últimos 12 meses, diz pesquisa
Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com mais vítimas de golpes online. Entre os dias 5 e 28 de junho, foram entrevistados 21.808 brasileiros de todas as 27 unidades da Federação.

O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste em que mais pessoas disseram ter perdido dinheiro nos últimos 12 meses em algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.
O dado faz parte de uma pesquisa realizada pelo DataSenado em parceria com a Nexus.
Pelo menos 25% da população do estado já foi vítima desses golpes. O estado também é o único da região acima da média nacional, de 24%.
Entre os estados nordestinos, com exceção do Rio Grande do Norte, todos registraram indicadores abaixo da média nacional, com destaque para Sergipe (19%), Piauí (18%) e Ceará (17%), que possuem a menor incidência de vítimas desses golpes.
No ranking geral, o Rio Grande do Norte é o quinto estado com maior recorrência desse tipo de golpe, junto com Amazonas, Pará e Minas Gerais. Lideram a lista, São Paulo, com 30%, seguido por Mato Grosso, com 28%.
De acordo com a pesquisa, o perfil das vítimas é semelhante às características socioeconômicas dos brasileiros. Por exemplo, 51% das vítimas têm renda familiar de até dois salários mínimos, na população brasileira o indicador é de 49%.
Na faixa etária, a maior incidência (27%) entre 16 a 29 anos é o mesmo percentual desse grupo na população em geral. Já as pessoas com 60 anos ou mais são 20% da população e 16% das vítimas desse tipo de golpe.
O coordenador da pesquisa e analista do DataSenado, José Henrique Varanda, comentou que o levantamento explana a dimensão desse tipo de crime no Brasil e pode ser eficiente como base para elaboração de propostas.
Os golpes têm se tornado cada vez mais comuns e diversificados. Se você for vítima de algum tipo de golpe online, é preciso entender como deve proceder. Procurada pelo g1, a advogada especialista em direito digital, Esther Sales, deu orientações para minimizar os danos e proteger seus direitos. Confira:
1. Avise o banco e bloqueie as contas: Imediatamente informe seu banco ou operadora de cartão para bloquear transações e prevenir novas fraudes. A responsabilidade de garantir a segurança dos serviços prestados recai sobre essas instituições, conforme previsto no Marco Civil da Internet (MCI) e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
2. Reúna provas: Guarde capturas de tela, e-mails e mensagens que comprovem a fraude.
3. Registre um boletim de ocorrência: Faça o boletim de ocorrência presencialmente em uma delegacia ou pela internet, para formalizar a denúncia.
4. Notifique plataformas envolvidas: Se o golpe ocorreu em e-commerce ou redes sociais, comunique a plataforma. A maioria delas possui procedimentos de segurança para lidar com fraudes, e podem auxiliar na resolução do problema, como o bloqueio de contas fraudulentas ou o estorno de valores. O Marco Civil da Internet também prevê a responsabilização de provedores e plataformas em caso de falhas na segurança dos serviços.
5. Reforce a segurança das contas: Troque as senhas de suas contas bancárias, e-mails e redes sociais, e ative a autenticação em dois fatores. É interessante que utilize senhas diferentes e evite salvá-las no bloco de notas do celular. Ao invés disso, prefira anotá-las em um papel.
6. Consulte um advogado: Se necessário, um advogado especializado em direito digital poderá auxiliá-lo a recuperar valores e obter indenizações pelos prejuízos sofridos.
Deu em G1/rn

Descrição Jornalista
Fim de uma era: redes sociais já são a principal fonte de notícias
16/06/2026 17:30
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 227 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 182 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 178 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 177 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 177 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 176 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 153 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 150 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 150 visualizações