Impostos 21/11/2025 04:42
Trump retira tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros como carne, café e frutas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quinta-feira, 20, retirando a tarifa adicional de 40% imposta a diversos produtos brasileiros, em meio aos avanços nas negociações entre os dois países.
Na prática, a decisão retira a sobretaxa de itens importantes para o setor exportador do País, como o café, carne bovina e frutas.
Na ordem executiva divulgada pela Casa Branca, Trump cita a conversa telefônica que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 3 de outubro, na qual os dois líderes concordaram em abrir as discussões sobre o tarifaço.
Desde então, os progressos nas negociações eliminaram a necessidade de tarifar algumas importações agrícolas, de acordo com ele.
“Houve progresso inicial no andamento das negociações com o governo brasileiro”, disse Trump no comunicado.
A medida é retroativa, o que significa que estarão isentas todas as mercadorias retiradas de armazéns para consumo a partir de 12h01 (horário de Nova York) de 13 de novembro.
“À medida que a implementação desta ordem exigir restituição de tarifas cobradas, os reembolsos serão processados de acordo com a legislação aplicável e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (U.S. Customs and Border Protection) para tais restituições”, diz a ordem.
No fim de julho, Trump impôs uma tarifa adicional de 40% aos produtos brasileiros, que se somou à tarifa recíproca de 10% aplicada em escala global – totalizando 50%. O decreto, porém, trouxe uma lista com quase 700 exceções, como suco de laranja e produtos de aviação
Na semana passada, Trump assinou uma ordem executiva retirando a tarifa recíproca de 10% sobre a importação de produtos como carne bovina, banana, café e tomate, em um momento em que o governo está sob pressão para reduzir o custo de vida dos americanos.
Na ocasião, a Casa Branca informou que havia mantido a tarifa adicional de 40% sobre o Brasil – taxa que caiu para diversos produtos nesta quinta-feira, 20. Assim, itens como carne, café e frutas, que estavam com tarifa total de 50%, agora estão com a taxação zerada.
‘Brasil volta a ter acesso competitivo para maioria dos produtos agropecuários’, diz secretário
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, afirmou que a retirada do tarifaço de 40% pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros é uma sinalização “muito importante”. “O Brasil volta agora a ter acesso competitivo para a maioria dos produtos agropecuários”, disse Rua, ao Estadão/Broadcast.
Pela análise preliminar do ministério, a maioria dos produtos agropecuários brasileiros foi contemplado com a medida. “O Brasil é um importante provedor de alguns produtos agropecuários aos EUA e agora poderá contribuir para a estabilização de alguns preços locais”, acrescentou o secretário.
O agronegócio brasileiro era um dos setores mais afetados pelo tarifaço americano, já que 80% dos produtos do setor ficaram de fora da primeira lista de exceções, de 31 de julho, decretada pelo governo americano.
Café e carnes tiveram redução expressiva nos embarques aos EUA a partir de agosto. O setor produtivo brasileiro vinha pedindo ao governo americano a exclusão da tarifa sobre alimentos.
Deu em Portal Terra
Descrição Jornalista
STF anula votação da Câmara e determina cassação de Zambelli
12/12/2025 06:14
O que o celular antes de dormir faz com seus hormônios e emoções
11/12/2025 12:18
Atividade industrial da China encolhe pelo oitavo mês seguido em novembro
01/12/2025 08:00 299 visualizações
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 172 visualizações
02/12/2025 04:30 146 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 140 visualizações
02/12/2025 07:37 135 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 133 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 132 visualizações
Rede criminosa invadiu 120 mil câmeras domésticas para obter e vender vídeos de teor sexual
04/12/2025 05:23 131 visualizações
Banco Central lança novo mecanismo para reforçar segurança contra fraudes financeiras; conheça
01/12/2025 07:41 117 visualizações
Artigo – “É hora de virar a página”, por Roberto Serquiz
02/12/2025 20:01 115 visualizações
