Tribunal de Contas 29/04/2026 13:17
TCU julga ação que pode aumentar salários na cúpula do Congresso

O Tribunal de Contas da União (TCU) pode julgar, na sessão da tarde desta quarta-feira (29), um processo sobre a aplicação do teto constitucional aos pagamentos extras de funções comissionadas recebidos por servidores em altos cargos da Câmara, do Senado e do próprio TCU.
Se julgado procedente, o processo poderá representar um aumento nos salários dos servidores da cúpula do Congresso.
O processo é movido pelo Sindilegis, sindicato que representa os servidores do Poder Legislativo. Se a tese dos sindicalistas for aceita, a União terá de mudar a forma como aplica o teto constitucional sobre essa parcela extra recebida por servidores em cargos de chefia, o que representaria aumento nos salários finais.
Na representação, o Sindilegis menciona “possível irregularidade na forma de incidência do teto constitucional remuneratório sobre a retribuição decorrente do exercício de funções de confiança e cargos de direção” no Senado, na Câmara e no TCU. O relator do processo é o ministro Walton Alencar.
No jargão do serviço público, a “função” é um pagamento extra recebido por servidores para exercer uma atividade adicional ou ocupar cargo de chefia dentro do órgão. Atualmente, essa parcela extra é computada para fins de abatimento pelo teto constitucional.
O teto é a regra que limita os salários no serviço público à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje, esse limite é de R$ 46.366,19.
Em reunião recente com os servidores, o presidente do Sindilegis, Alison Souza, disse que o teto constitucional “não é suportável” pelas carreiras do serviço público.
“Eu fui enfático na defesa de que não é mais suportável, pelas carreiras, a não recomposição inflacionária (reajuste) ao teto remuneratório”, disse Alison durante uma reunião online com servidores representados pelo Sindilegis no fim de março.
“Se o teto tivesse sido reajustado pela inflação, não reclamaríamos do teto. Não fomos nós que chegamos ao teto, foi o teto que chegou até nós”, disse ele à coluna, na ocasião.

Descrição Jornalista
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 219 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 176 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 172 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 172 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 171 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 168 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 147 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 146 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 145 visualizações