Saúde 17/07/2024 12:27
Síndrome bizarra está relacionada ao uso excessivo do celular
Problema pode impactar severamente a coluna e trazer consequências prejudiciais à postura das pessoas.

A Síndrome do Pescoço de Texto é causada pela sobrecarga nas musculaturas e nas articulações vertebrais.
O problema pode ser gerado pela inclinação constante da cabeça ao usar celulares e outros aparelhos eletrônicos.
Quando uma pessoa está com a cabeça ereta, o peso que ela exerce sobre a coluna é mínimo. Mas, quando ela inclina a cabeça para frente, movimento comum ao usarmos o celular, há um aumento significativo na carga que a musculatura cervical precisa suportar, além de uma pressão maior sobre as estruturas cervicais.
A inclinação pode chegar a até 60 graus, o que aumenta o peso percebido da cabeça em até cinco vezes, acarretando um esforço intenso na coluna.
A síndrome é apenas um dos problemas que a má postura pode causar. A lista é extensa e entre os principais se destacam:
Com o passar do tempo e a recorrência de medicamentos, o cérebro pode transformar essas dores em condições crônicas.
É importante ressaltar que esses quadros não acometem apenas pessoas mais jovens, mas de todas as idades.
Para minimizar os danos à coluna, a primeira recomendação é reduzir o tempo de uso do aparelho.
No entanto, em alguns casos, o celular é necessário, por exemplo, para pessoas que trabalham com ele. Nesse sentido, algumas dicas práticas podem ajudar:
Em alguns casos, mesmo mantendo bons hábitos, as dores permanecem. Isso pode indicar que o problema já se instalou, portanto, é hora de buscar ajuda profissional.
Se os sintomas persistirem e forem acompanhados de formigamento ou perda de força, é importante buscar um especialista, pois um quadro mais grave pode ter se formado.
O cuidado com a postura e o uso consciente do celular são essenciais para manter a saúde da coluna e evitar complicações no futuro.
Deu em Capitalist

Descrição Jornalista
Investigadora Cassie Crofts revela hábito curioso de homens infiéis
01/06/2026 19:04
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 104 visualizações
01/06/2026 04:44 99 visualizações
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 83 visualizações
Governo empossa 75 servidores de carreira no Idema
01/06/2026 04:59 82 visualizações
01/06/2026 05:07 81 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 79 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 75 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 69 visualizações
Exclusivo: as novas provas que ligam Deolane com o PCC
01/06/2026 09:53 68 visualizações
01/06/2026 11:49 61 visualizações