Comportamento 31/08/2026 05:20
Os hábitos que mais irritam passageiros em aviões, de acordo com pesquisa; veja lista

O barulho provocado por aparelhos eletrônicos aparece no topo das reclamações. Segundo o levantamento, 27% dos entrevistados apontaram chamadas telefônicas ou de vídeo como o comportamento mais irritante de outros passageiros. Além disso, 40% defendem que as companhias aéreas proíbam esse tipo de ligação durante os voos.
— Isso também acontece nas áreas de pré-embarque, onde as pessoas ficam sentadas em seus celulares assistindo a vídeos no volume máximo — afirmou Becky Blaine, editora-chefe do TPG, à CBS News.
Algumas empresas já começaram a endurecer suas regras. Em março, a United Airlines passou a exigir que passageiros utilizem fones de ouvido sempre que reproduzirem áudio em dispositivos pessoais, inclusive ao navegar pelas redes sociais. A companhia prevê até a retirada da aeronave e possíveis restrições futuras para quem se recusar a cumprir a determinação.
Outro tema que costuma dividir viajantes é o direito de reclinar o assento. Nesse caso, a maioria dos entrevistados se mostrou favorável à prática: 51% disseram não ver problema em abaixar o encosto durante o voo. Apenas 10% consideraram o comportamento inaceitável.
Já a ideia de que o passageiro sentado no meio deve ter prioridade sobre os dois apoios de braço encontrou pouca adesão. Apesar de o TPG defender essa regra informal como uma compensação pelo menor espaço disponível, somente 11% dos entrevistados concordaram que os dois apoios pertencem automaticamente a quem ocupa o assento central.
A pesquisa também abordou a maneira de se vestir durante uma viagem aérea. Mais de sete em cada dez entrevistados disseram considerar adequado usar “qualquer coisa que seja confortável”, incluindo roupas esportivas e peças normalmente utilizadas em casa.
Apenas 9% defenderam roupas mais formais ou profissionais. O pijama, porém, parece ultrapassar o limite para a maioria: somente 1% dos participantes considerou aceitável embarcar vestido dessa maneira.
O resultado contrasta com uma campanha lançada no ano passado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos para incentivar maior formalidade e cordialidade nos aeroportos.
— Vista-se bem para ir ao aeroporto, ajude um desconhecido e esteja de bom humor — afirmou, na ocasião, o secretário de Transportes, Sean Duffy.
Deu em O Globo

Descrição Jornalista
Marina Elali, Sambinha na Laje e Baile da Amada: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
03/09/2026 07:08 171 visualizações
PGR pede anulação de provas que citam Moraes e Daniel Vorcaro
02/09/2026 05:12 163 visualizações
André Mendonça mapeia votos no STF para abrir investigação contra Alexandre de Moraes
01/09/2026 15:22 162 visualizações
Exclusivo: Moraes e Mendonça batem boca e quase chegam às vias de fato no STF
01/09/2026 16:40 157 visualizações
Datafolha, 1º turno: Lula, 38%; Flávio Bolsonaro, 33%; Cury, 8%; Caiado, 4%; Renan, 3%; Zema, 2%
04/09/2026 06:37 153 visualizações
Governo federal limita reajuste de servidores em 2027 com gatilho fiscal
01/09/2026 13:23 149 visualizações
Potigás conclui obras do Polo Gás Sal e região da Costa Branca já conta com oferta de gás canalizado
01/09/2026 05:55 148 visualizações
01/09/2026 06:17 146 visualizações
Quanto você precisa ganhar para estar entre o 1% mais rico do seu estado
01/09/2026 12:00 145 visualizações