Comportamento 31/08/2026 05:20
Os hábitos que mais irritam passageiros em aviões, de acordo com pesquisa; veja lista

O barulho provocado por aparelhos eletrônicos aparece no topo das reclamações. Segundo o levantamento, 27% dos entrevistados apontaram chamadas telefônicas ou de vídeo como o comportamento mais irritante de outros passageiros. Além disso, 40% defendem que as companhias aéreas proíbam esse tipo de ligação durante os voos.
— Isso também acontece nas áreas de pré-embarque, onde as pessoas ficam sentadas em seus celulares assistindo a vídeos no volume máximo — afirmou Becky Blaine, editora-chefe do TPG, à CBS News.
Algumas empresas já começaram a endurecer suas regras. Em março, a United Airlines passou a exigir que passageiros utilizem fones de ouvido sempre que reproduzirem áudio em dispositivos pessoais, inclusive ao navegar pelas redes sociais. A companhia prevê até a retirada da aeronave e possíveis restrições futuras para quem se recusar a cumprir a determinação.
Outro tema que costuma dividir viajantes é o direito de reclinar o assento. Nesse caso, a maioria dos entrevistados se mostrou favorável à prática: 51% disseram não ver problema em abaixar o encosto durante o voo. Apenas 10% consideraram o comportamento inaceitável.
Já a ideia de que o passageiro sentado no meio deve ter prioridade sobre os dois apoios de braço encontrou pouca adesão. Apesar de o TPG defender essa regra informal como uma compensação pelo menor espaço disponível, somente 11% dos entrevistados concordaram que os dois apoios pertencem automaticamente a quem ocupa o assento central.
A pesquisa também abordou a maneira de se vestir durante uma viagem aérea. Mais de sete em cada dez entrevistados disseram considerar adequado usar “qualquer coisa que seja confortável”, incluindo roupas esportivas e peças normalmente utilizadas em casa.
Apenas 9% defenderam roupas mais formais ou profissionais. O pijama, porém, parece ultrapassar o limite para a maioria: somente 1% dos participantes considerou aceitável embarcar vestido dessa maneira.
O resultado contrasta com uma campanha lançada no ano passado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos para incentivar maior formalidade e cordialidade nos aeroportos.
— Vista-se bem para ir ao aeroporto, ajude um desconhecido e esteja de bom humor — afirmou, na ocasião, o secretário de Transportes, Sean Duffy.
Deu em O Globo

Descrição Jornalista
Datafolha divulga pesquisa presidencial do 2º turno
16/10/2026 04:34
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 254 visualizações
01/10/2026 10:57 245 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 233 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 223 visualizações
Sabores, sons e encontros: Claro Food & Jazz transforma Mossoró em palco de experiências
01/10/2026 06:19 219 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 199 visualizações
Mais da metade dos brasileiros ainda não decidiu voto para o Legislativo
01/10/2026 09:22 188 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 187 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 180 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 170 visualizações