Propaganda
25/10/2020 07:02
Os 25 anos do maior case da publicidade potiguar
O Advogado Roberto Solino é também jornalista, filósofo e publicitário. Foi diretor de criação da Faz Propaganda durante 27 anos. Hoje ele relembra os 25 anos do maior case da publicidade do Rio Grande do Norte.O comercial Ofélia, para as redes de lojas Bain Douche, que alcançou repercussão nacional e internacional na mídia.
Quando entregou a conta à
@fazpro @BainDouche já tinha um histórico de propagandas ousadas, que começava no próprio slogan da loja: “Uma loja da p*rra”, sem asterisco, claro.
Por conta dessa ousadia, a loja já tinha tido um de seus outdoors proibidos de veicular na cidade de Recife, embora a mesma peça tenha sido exposta em Natal, sem maiores problemas.
, a rede de lojas estudava a possibilidade de franquear sua marca, o que levou a agência a pensar em algo que pudesse dar um gancho para uma divulgação nacional.
Nessa época, uma publicidade do Ministério da Saúde, criado pela agência @Comunica_Master,
de Curitiba, havia causado furor por atribuir o nome “Bráulio” ao bigolim do personagem. Pegando carona nessa polêmica, a
@fazpro criou um comercial para “desmachificar” a luta contra a Aids. Se a mulher também era vítima da doença, precisa se educar também.
Foi criado então um VT onde a atriz
@giselle_tigre encarnava uma personagem que conversava com sua perereca, que ganhou o nome de “Ofélia”, no comercial.
Estava armado o c* de burro, antes mesmo do filme ir ao ar: a TV Globo de Recife recusou-se a veicular o filme, por considerá-lo ofensivo.
A “censura” ao comercial levou um diretor de atendimento da Globo Nordeste a viajar a São Paulo, com a fita embaixo do braço para mostrar à cúpula da TV Globo que o comercial não era obsceno.
A estória foi contada depois pelo jornalista
@seabraneto em sua coluna Conexão Nordeste, no jornal Folha da Tarde, de São Paulo (07.11.1995).

A estória foi contada depois pelo jornalista
em sua coluna Conexão Nordeste, no jornal Folha da Tarde, de São Paulo (07.11.1995).
Com a autorização da Comissão de Ética da TV Globo, o comercial foi ao ar, dando início a uma polêmica que levou o diretor de atendimento da @fazpro e o redator da campanha às TVs para explicar a ideia. R Solino
Nas emissoras de TV, a polêmica também virou nacional, com o Jornal da Manchete dando destaque ao caso, com direito à exibição do comercial na íntegra https://youtu.be/OaM9PYRuQS8 No @SBTonline, o apresentador Jô Soares, no programa Jô Soares Onze e Meia, manifestou sua insatisfação com o nome “Ofélia”, pedindo aos espectadores que enviassem as suas sugestões Faz – Ofelia Jo 11 e Meia
Enviado usando o Freemake https://www.freemake.com/br/free_video_converter/?utm_source=yt&utm_medium=vid&utm_campaign=upload
Outra celebridade do humor, o colunista @josesima, da @folh , botou no ar a “Camisinha Maravilhosa da Ofélia”, lançando mais lenha na fogueira (26.10.1995)