Bebidas 12/10/2021 10:00
Israel descobre gigantesca fábrica de produção de vinho de 1.500 anos; veja FOTOS
No local, foram encontradas grandes prensas, milhares de fragmentos de garrafas e locais de armazenamento do vinho. Fábrica seria a maior de sua época, com uma produção anual de 2 milhões de litros.

As autoridades israelenses apresentaram na segunda-feira (11) os vestígios de um impressionante complexo de produção de vinho da época bizantina, localizado no sul do país, perto da Faixa de Gaza. A fábrica seria a maior de sua época, com uma produção anual de 2 milhões de litros.
Dentro de escavações realizadas em Yavne, uma cidade do sul de Israel que está em plena expansão, os arqueólogos desenterraram, nos últimos dois anos, um vasto local de produção de vinho de 1.500 anos, informou a agência de notícias France Presse.
No local, foram encontradas grandes prensas, milhares de fragmentos de garrafas e locais de armazenamento do vinho.
A equipe de arqueólogos liderada pela Autoridade Israelense de Antiguidades descobriu cinco prensas de cerca de 225 m2 para amassar uvas, dois grandes barris octogonais para acumular o mosto e dois fornos de olaria para aquecer a argila das ânforas alongadas, chamadas “vasilhas de Gaza”, nas quais o vinho envelhecia.
“Ficamos surpresos em descobrir aqui uma fábrica sofisticada para produzir vinho em quantidades industriais”, declararam em comunicado conjunto os arqueólogos Elie Hadad, Liat Nadav-Ziv e Jon Selingman, que lideraram as escavações.
Naquela época, a Faixa de Gaza, um território palestino que hoje é governado pelos islamitas do Hamas, e a cidade adjacente de Ascalão, no sul de Israel, perto de Yavne, eram conhecidas pela qualidade de seus vinhos, que eram vendidos em toda a bacia do Mediterrâneo.Além disso, graças às escavações foi possível comprovar a presença de prensas de vinho de 2.300 anos, quando o império persa aquemênida reinava em grande parte do Oriente Médio e, portanto, provar que a indústria do vinho local durou vários séculos, segundo os arqueólogos.
O complexo de Yavne será “protegido” e fará parte de um parque arqueológico que será aberto ao público, informou nesta segunda-feira a Autoridade Israelense de Antiguidades.
Deu em G1

Descrição Jornalista
José Múcio diz que Brasil não teria como enfrentar invasão dos EUA
04/08/2026 16:11
A psicologia explica por que algumas pessoas simplesmente não conseguem pedir desculpas
02/08/2026 06:18 110 visualizações
02/08/2026 04:33 103 visualizações
02/08/2026 09:40 99 visualizações
Ministro anuncia máquinas em todos os trechos da duplicação da BR-304 até dezembro no RN
03/08/2026 12:46 93 visualizações
Lula chega à sétima disputa ao Planalto com versão 3.0 do ‘nós contra eles’
02/08/2026 07:49 92 visualizações
Atenção: os psicólogos recomendam que você se distancie desses 5 tipos de pessoas
02/08/2026 13:31 89 visualizações
Prefeitura retira mais de 61 mil toneladas de resíduos da drenagem de Natal
02/08/2026 10:30 88 visualizações
Midiacom/RN, MPRN e MPF realizam workshop e capacitam jornalistas para o período eleitoral
03/08/2026 04:41 88 visualizações
Como o PCC expandiu sua atuação pelo Brasil e exterior
03/08/2026 08:34 84 visualizações
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
03/08/2026 11:33 81 visualizações