Eventos 10/10/2024 06:26
Governadora participa do lançamento da 20ª edição da maior Feira Nacional do Camarão – FENACAM
A FENACAM será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro, no Centro de Convenções de Natal

A governadora Fátima Bezerra esteve presente no coquetel de lançamento da 20ª edição da Feira Nacional do Camarão – FENACAM.
O evento comemorativo, que marca duas décadas de existência, aconteceu nesta terça-feira, 8 de outubro, no Espaço Neuma Leão, em Natal, em uma cerimônia exclusiva para a imprensa e convidados.
A FENACAM, um dos maiores eventos de carcinicultura e aquicultura do Nordeste, será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro, no Centro de Convenções da Via Costeira.
A feira já conta com a confirmação de mais de 200 expositores, incluindo empresas do Canadá, Estados Unidos, México, Equador, Austrália, Bélgica, Tailândia e China.
Durante o evento de lançamento, a governadora Fátima Bezerra destacou a expectativa em torno da sanção do “Projeto Camarão”:
“O governo tem atuado fortemente nesta área, e é importante destacar isso. Assumimos o compromisso de implementar uma política de incentivo ao setor e estamos cumprindo. Esperamos que, na abertura da FENACAM, em novembro deste ano, possamos celebrar a sanção do plano estadual de interiorização da carcinicultura no Rio Grande do Norte. Esse plano trará incentivos ao pequeno produtor e ao mercado local, com uma expansão segura, acompanhada de licenciamento ambiental. São iniciativas como essa que fortalecem a cadeia produtiva, gerando empregos e melhorando a renda do povo potiguar.”
Maria Luiza, subsecretária de Pesca e Aquicultura do RN, reforçou os benefícios da aprovação do projeto e a importância de feiras como a FENACAM:
“Nosso potencial é imenso. Atualmente, produzimos cerca de 30 mil toneladas de camarão por ano, e, com o projeto de interiorização, que abrange todo o estado, esse número pode triplicar. O projeto visa garantir o monitoramento da qualidade da água, acelerar a emissão de licenças ambientais sem custos adicionais, incentivando o produtor a retomar o interesse na produção de camarão. Iniciativas como essa elevam a valorização do produto e promovem a expansão e criação de novas feiras no mercado local.”
De acordo com a organização do evento, são esperados 7 mil visitantes, incluindo produtores, cientistas, técnicos, estudantes e empresários.
O evento contará com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais, que discutirão inovações e tendências do mercado.
“É um marco. Algumas empresas participam desde a primeira edição, o que demonstra o acompanhamento e evolução ao longo do tempo. Na primeira edição, tivemos cerca de 18 palestrantes e uma expectativa de público de pouco mais de 400 pessoas. Hoje, consolidamos a FENACAM tanto no cenário local quanto no nacional, com mais de 50 palestrantes e um público estimado de mais de 7 mil pessoas. Somos um verdadeiro marco na carcinicultura brasileira”, destacou Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC).
A governadora foi acompanhada por Ivanilson Maia, secretário adjunto do Gabinete Civil; Werner Farkat, diretor-geral do IDEMA; Rodrigo Maranhão, diretor da EMPARN; César Oliveira, diretor da EMATER; e Mário Mando, diretor do IDIARN.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Como aposentados viraram alvo de um mercado bilionário de fraudes
01/06/2026 09:18 221 visualizações
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 220 visualizações
Natal libera vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (1º)
01/06/2026 06:12 218 visualizações
Franclim Carvalho projeta sequência: ‘Vai ser muito difícil bater o Botafogo. Muito difícil’
01/06/2026 07:20 212 visualizações
Trabalho nos feriados tem nova regra a partir de hoje; veja o que muda
01/06/2026 08:24 209 visualizações
Governo aguarda nova sanção dos EUA
01/06/2026 09:27 207 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 178 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 174 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 174 visualizações