FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado

Segurança 27/02/2024 10:12

Fuga longa pela mata: as semelhanças entre Mossoró e caçada a Lázaro

A caçada aos dois detentos de Mossoró que fugiram de penitenciária federal entra no 14º dia nesta terça-feira (27/2). Cinco já foram presos

Fuga longa pela mata: as semelhanças entre Mossoró e caçada a Lázaro

A caçada aos dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, entra no 14º dia nesta terça-feira (27/2).

As buscas, que envolvem centenas de agentes engajados há dias e amedrontam moradores de dois estados, remontam a outra fuga: a caçada ao assassino Lázaro Barbosa, ocorrida em junho de 2021, em Goiás.

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça escaparam da prisão na madrugada de 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema penitenciário federal, que é de segurança máxima.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, integram a força-tarefa 540 agentes federais — o que engloba a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Força Nacional — além de quadros das forças estaduais.

Há pouco mais de dois anos, a caçada a Lázaro Barbosa ganhou repercussão semelhante – as buscas duraram 20 dias.

Uma força-tarefa formada por cerca de 270 agentes, dezenas de viaturas, helicópteros e cães farejadores seguiu os vestígios do responsável pela morte de três membros da mesma família.

A operação terminou em 28 de junho de 2021, quando ele foi encontrado e morto, após troca de tiros com os agentes.

Enquanto esteve foragido, Lázaro invadiu várias propriedades rurais, fez reféns, roubou alimentos e impôs um verdadeiro terror a uma região do Entorno do DF. O modus operandi, em diversos aspectos, se assemelha ao que ocorre na caçada aos detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista