Empresas 20/05/2026 12:44
Estrela pede recuperação judicial; relembre brinquedos históricos da marca

A Estrela, marca de brinquedos que atravessou a infância de gerações de brasileiros, entrou com pedido de recuperação judicial nesta quarta-feira (20/5). A empresa prometeu manter sua operação, da fabricação à comercialização dos produtos, durante o processo.
A Estrela surgiu em 1937 como uma fábrica de bonecas de pano e carrinhos de madeira e, ao longo do século 20, tornou-se uma gigante do setor, rivalizando com as maiores marcas mundiais.
A decisão, segundo comunicado da empresa a acionistas, deve-se a “pressões econômicas e setoriais relevantes, incluindo, entre outros fatores: aumento do custo de capital e restrição de crédito; mudanças no comportamento de consumo, com maior competição de alternativas digitais; e impactos acumulados ao longo dos últimos anos sobre a estrutura financeira”.
Ao longo de suas quase nove décadas, a Estrela levou às prateleiras brinquedos incontornáveis para qualquer criança brasileira, como o Banco Imobiliário e o Autorama.

Crédito,Mariana Schreiber/BBC O brinquedo Pinote, da Estrela
Aquaplay
O jogador usa botões para movimentar argolas dentro de um recipiente de água, tentando encaixá-las em pinos.
Banco Imobiliário
Tabuleiro que desafia os participantes a comprar terrenos, construir propriedades e administrar seu dinheiro para levar os adversários à falência.
Cai Cai
Os participantes precisam retirar as varetas de uma estrutura sem deixar que elas caiam, com precisão e calma.
Cara a Cara
O jogador tenta descobrir qual personagem seu adversário escolheu, fazendo perguntas sobre suas características e aparência.
Cilada
Jogo baseado em perguntas e desafios no qual os participantes precisam escapar de armadilhas e responder corretamente para avançar na disputa.
Detetive
Os jogadores investigam um crime, reunindo pistas sobre suspeitos, locais e armas usadas no caso, na tentativa de revelar a identidade do assassino.
Ferrorama
Os jogadores montam cidades e circuitos férreos usando trilhos, locomotivas e cenários diferentes.
Fofolete
Bonequinha conhecida por suas roupas coloridas e sua proposta de ser carregada facilmente em bolsos e bolsas.
Genius
Jogo eletrônico de memória em que os jogadores precisam repetir sequências de luzes e sons, cada vez mais rápidas e complexas, testando sua concentração.
Jogo da Vida
Os jogadores simulam a trajetória de uma vida adulta, com escolhas ligadas a elementos como carreira, relacionamentos, filhos e finanças.
Pinote
Montado em um cavalinho, o jogador tem o desafio de montar e pular pela casa ou pelo quintal, estimulando sua coordenação motora e seu equilíbrio.
Pogobol
A criança encaixa os pés em um disco, preso a uma bola inflável, e usa a estrutura para pular sem parar.
Pula Macaco
Os participantes lançam macacos em uma árvore cheia de galhos. Vence quem conseguir prender mais macaquinhos sem derrubar os demais.
Pula Pirata
Os jogadores inserem espadas em um barril até que o pirata escondido “salte” de surpresa.
Puxa Puxa Batatinha
Os participantes puxam batatas ou peças conectadas sem derrubar o restante da estrutura, em uma combinação de sorte e coordenação motora.
Deu em BBC

Descrição Jornalista
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 278 visualizações
01/10/2026 10:57 265 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 251 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 246 visualizações
Sabores, sons e encontros: Claro Food & Jazz transforma Mossoró em palco de experiências
01/10/2026 06:19 240 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 217 visualizações
01/10/2026 05:13 215 visualizações
Mais da metade dos brasileiros ainda não decidiu voto para o Legislativo
01/10/2026 09:22 204 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 202 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 196 visualizações