Comportamento 25/05/2026 14:25
“Está bem debaixo de seu nariz!”: por que algumas pessoas não conseguem achar coisas que estão a plena vista

Muitas famílias vão reconhecer essa conversa tão comum.
Uma pessoa insiste que um objeto está sumido: impossível de encontrar, apesar dela descrever ter feito uma busca minuciosa e altamente competente. Outra pessoa entra, dá uma olhada rápida no mesmo lugar e aponta para ele quase imediatamente.
“Está bem debaixo de seu nariz!”
Essa situação frustrante (para ambos os lados da conversa) reflete algo real sobre como o cérebro funciona. Encontrar objetos em ambientes cotidianos depende de um processo chamado busca visual, e nossos cérebros são surpreendentemente imperfeitos nisso.
Mesmo quando algo está bem na nossa frente, o cérebro pode deixar de registrar sua presença. Em outras palavras, estamos olhando sem ver.
À primeira vista, procurar algo parece simples. Você examina uma superfície — a bancada da cozinha, uma mesa, a gaveta de “tudo” — até que o item perdido apareça.
Mas o cérebro não consegue analisar todos os objetos em uma cena simultaneamente. Em vez disso, ele depende da atenção, selecionando certas características enquanto filtra o resto.
Os psicólogos costumam descrever a atenção como uma espécie de holofote que varre o campo visual. Onde quer que esse holofote incida, a informação é processada em detalhes. Tudo o que está fora dele recebe muito menos atenção.
Há uma razão anatômica prática pela qual o cérebro precisa mudar constantemente o foco do olhar. O centro da retina — a fóvea — proporciona nossa visão mais nítida. Mas ela cobre apenas uma pequena parte do campo visual, aproximadamente do tamanho da unha do seu polegar quando estendido à distância do braço.
Para examinar uma cena adequadamente, nossos olhos precisam saltar repetidamente para que diferentes partes do ambiente caiam nessa pequena área de alta resolução.

Descrição Jornalista
O que significa evitar pessoas de quem você gosta?
07/06/2026 20:02
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 171 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 140 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 137 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 136 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 134 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 133 visualizações
02/06/2026 08:09 117 visualizações
Em votação relâmpago, Senado aprova decreto que dificulta aborto legal em crianças
03/06/2026 06:41 115 visualizações
Botafogo prioriza reforços para quatro posições na janela do meio do ano
03/06/2026 06:08 114 visualizações