Censura 29/06/2024 08:22
Em retaliação contra a UE, Rússia bloqueia 81 meios de comunicação europeus no país
Os meios russos que haviam sido bloqueados na UE em maio – Voz da Europa, RIA Novosti, Izvesta e Rossiyskaya Gazeta – foram acusados pelo Conselho Europeu de estarem sob controle direto ou indireto do governo, “difundindo e apoiando a propaganda russa e a agressão contra a Ucrânia“.

Em resposta ao bloqueio de quatro meios de comunicação russos na União Europeia, o Ministério de Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou a proibição das transmissões de 81 veículos de notícias europeus no país, incluindo grandes redes de TV, rádio, agências de notícias e jornais como RAI, RTP, Radio France Internacional, Politico, Agence France-Presse, El País, La Reppublica e Le Monde.
Os meios russos que haviam sido bloqueados na UE em maio – Voz da Europa, RIA Novosti, Izvesta e Rossiyskaya Gazeta – foram acusados pelo Conselho Europeu de estarem sob controle direto ou indireto do governo, “difundindo e apoiando a propaganda russa e a agressão contra a Ucrânia“.
Segundo o Conselho, “a Federação Russa envolveu-se numa campanha sistemática e internacional de manipulação dos meios de comunicação e de informação, interferência e grave distorção dos fatos, a fim de justificar e apoiar a sua agressão em grande escala contra a Ucrânia e de reforçar a sua estratégia de desestabilização dos países vizinhos, da UE e de seus Estados-Membros”.
A revanche da Rússia também foi em larga escala, com uma lista de bloqueios 20 vezes maior, formada por veículos de imprensa reconhecidos e premiados pela qualidade de seu jornalismo.
Foram incluídos meios de comunicação independentes e redes públicas de 25 dos 27 países que integram a UE. Os únicos poupados foram Croácia e Luxemburgo.
A guerra Ocidente x Rússia no campo da mídia não é nova, mas a escala do novo bloqueio da Rússia não tem precedentes.
Após o início da guerra, em 2022, a UE e outros países ocidentais determinaram a interrupção das transmissões dos meios de comunicação controlados pelo Estado russo, como a rede Russia Today (RT) e a agência de notícias Sputnik.
A Rússia revidou com bloqueio de redes estatais de alguns países e repressão a jornalistas estrangeiros em seu território, com atos como a recusa ou revogação de vistos e de credenciamento e até prisões.
Ao publicar a lista em resposta ao bloqueio decretado pela UE, nesta terça-feira (25), o Ministério de Negócios Estrangeiros russo justificou a medida:
“A Federação Russa alertou repetidamente a várias instâncias que o assédio politicamente motivado a jornalistas do país e as proibições injustificadas dos meios de comunicação russos na UE não ficariam sem resposta”.
O comunicado afirma que os meios de comunicação europeus bloqueados espalham ‘informações falsas’ sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.
E diz que o bloqueio será “reconsiderado” se a UE suspender a proibição aos quatro meios russos.
O revide da Rússia despertou protestos de entidades de defesa da liberdade de imprensa e de expressão.
“O bloqueio de 81 meios de comunicação europeus pela Rússia revela o seu medo profundo de reportagens verdadeiras”, disse Gulnoza Said, coordenador do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) para a Europa e Ásia Central).
“Moscou deve parar imediatamente de restringir o acesso dos russos à informação e cessar as suas tentativas de sufocar o fluxo de notícias que se desvia da linha oficial”, completou.
A Federações Internacional e Europeias de Jornalistas instaram as autoridades russas a permitirem que os meios de comunicação da UE transmitam livremente no seu território e a “deixarem de utilizar a liberdade de imprensa como forma de pressão diplomática em detrimento do direito dos cidadãos de acessar informação”.
“A medida de retaliação dos russos é um ataque sério e injusto contra o jornalismo. Apelamos às autoridades russas para que protejam o direito dos cidadãos de receber informações de todas as partes da Europa, uma vez que a liberdade de imprensa já não pode ser vítima colateral deste conflito”, afirmaram a IFJ e a EFJ em uma declaração conjunta.
Deu em Mediatalks

Descrição Jornalista
África está se partindo mais rápido do que o esperado, afirma estudo
02/05/2026 17:01
Se for convidado para ir a casa de alguém, nunca faça estas 6 coisas
02/05/2026 15:11
Os fantasmas que rondaram Messias, e inquietam integrantes dos Três Poderes
01/05/2026 12:33 92 visualizações
Avanço do comércio ilegal pressiona economia e demanda ação coordenada, afirma representante da CNC
01/05/2026 06:55 90 visualizações
Operação Zero Álcool registra 240 prisões por embriaguez ao volante no primeiro quadrimestre de 2026
02/05/2026 04:39 84 visualizações
02/05/2026 08:15 82 visualizações
Inmet emite alertas laranja e amarelo de chuvas intensas no RN
01/05/2026 06:55 81 visualizações
01/05/2026 07:42 78 visualizações
Ingratidão dói, e agora? 10 respostas inteligentes para dizer sem perder a classe
01/05/2026 11:46 78 visualizações
EUA anunciam retirada de 5 mil soldados da Alemanha
02/05/2026 06:24 74 visualizações
Fecomércio realizará no dia 15 de maio, às 13h, no Teatro Riachuelo, o Innovation Day
02/05/2026 05:54 73 visualizações
01/05/2026 09:15 67 visualizações