Sem categoria 23/09/2013 14:14
E se Rosalba tiver razão?
Hoje pela manhã, em encontro casual, estive diante de um Desembargador, um deputado e um ex-presidente da Assembleia Legislativa.
Vi que era uma boa hora para fazer uma provocação saudável, diante do bate papo amigável, a respeito da crise atual no RN.
– Quero fazer uma pergunta a vocês:
E se Rosalba tiver razão?
A ideia era estimular um debate mais razoável sobre o momento vivido, sem abstrair as dificuldades políticas, de gestão, de prioridades, mas colocando os RN no centro do palco.
Veio uma reação em cadeia, cada um com seus argumentos.
Um saltou e disse que não aceitava ser responsabilizado pela crise em função das suas propostas orçamentárias.
Outro já foi logo desqualificando, afirmando que “você não nega que é Rosado”.
E ainda um arremate do segundo:
– Você não acha um absurdo gastar mais de R$ 20 milhões em propaganda?, tentando me inibir pelo fato de ser da área publicitária e atender contas públicas através de uma empresa onde sou um dos sócios.
Deixei claro que o debate tem que ser amplo e sem corporativismo. Neste meio ambiente não há como deixar de fora qualquer tema, inclusive o da publicidade oficial.
Argumentei que este debate, a respeito da crise de Estado, deveria anteceder a própria eleição de 2014.
Os candidatos devem ter a clareza de que a situação não ocorre somente pela vontade de um, ou pela má gestão, por um relacionamento difícil entre aliados políticos.
Que a crise não é obra de um solista, de um governo ou de uma personalidade.
Que há fatos concretos, efetivados por governos anteriores e tornados agudos atualmente, deixando o RN em estado terminal.
Aí a conversa já ia franca e produtiva, com espíritos desarmados e cada um assumindo um pouco da necessidade de debater melhor o RN.
Surgiram várias “causas” da crise além da falta de melhor articulação com a sociedade e com os demais poderes.
Disse que uma grande hora é agora, quando a Assembleia Legislativa começa a discutir o Orçamento Geral de 2014.
Pude anotar a origem de algumas dificuldades:
1- O Plano de Cargos e Salários pra 14 categorias de servidores públicos, ao mesmo tempo e sem previsão orçamentária, foi apontado como o sintoma mais grave da crise;
2 – Os orçamentos aloprados dos poderes e órgãos coligados mantendo privilégios. Surgiu na conversa o termo auxílio-paletó e a reação do Desembargador foi rápida.
Olhou para os deputados e disparou: “vocês receberam em 3 parcelas. O PAE nosso está sendo pago a perder de vista”.
Um dos deputados mandou de volta argumentando a legalidade do pagamento. No que o Desembargador concordou.
3- A decisão do Governo em gastar na Construção do Arena das Dunas, deixando para os futuros governos a obrigação de pagar;
4- As dificuldades de vencer o corporativismo do servidor público, citando a questão dos médicos.
Ao final, com sinceridade, todos concordaram que está na hora de pensar mais e melhor o RN.
O assunto ainda inspira mais emoção do que razão.
Mas é preciso alguém começar a falar mais sério, sem paixão partidária ou discurso eleitoral flácido e oportunista.

Descrição Jornalista
Real Time: Flávio tem 52% e Lula aparece com 48% dos votos válidos
20/10/2026 09:14
Botafogo já pode deixar de se preocupar com o rebaixamento?
20/10/2026 08:36
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 299 visualizações
01/10/2026 10:57 278 visualizações
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 268 visualizações
Ministério dos Transportes prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304
04/10/2026 04:44 267 visualizações
Josimey Costa apresenta ‘Quase conto’ – a literatura que se lê com os olhos
01/10/2026 16:45 234 visualizações
Mais de 12 mil agentes: SESED define esquema de segurança para as Eleições 2026 no RN
01/10/2026 15:14 215 visualizações
Allyson Bezerra (União) diz que vai ‘juntar as forças’ após avançar ao 2º turno no RN
05/10/2026 05:12 213 visualizações
10/10/2026 04:54 202 visualizações
‘Cala a boca, Janja’, diz mãe de Nikolas, ‘mexeu com o piá errado’ de 3,1 milhões de votos
05/10/2026 06:52 194 visualizações
Sai a pesquisa para o segundo turno; veja quem ganha a eleição presidencial de 2026
06/10/2026 05:10 179 visualizações