Datafolha: Lula enfrenta pior avaliação em segurança, saúde e corrupção - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – Restituição Silidária – 2004 a 1905

Eleições 18/05/2026 20:06

Datafolha: Lula enfrenta pior avaliação em segurança, saúde e corrupção

Datafolha: Lula enfrenta pior avaliação em segurança, saúde e corrupção

Nos dias 12 e 13 de maio, uma pesquisa do instituto Datafolha foi realizada e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais.

Em suma, o objetivo foi medir como a população avalia diferentes áreas do terceiro mandato do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pesquisa Datafolha expõe áreas mais criticadas do governo Lula

De forma geral, o levantamento indica que a percepção negativa aparece com mais força em setores ligados ao dia a dia dos serviços públicos.

Para a maioria dos entrevistados, a segurança pública é o ponto mais frágil do governo, citada por 16% das respostas. Em seguida, aparecem saúde (15%), economia (13%) e combate à corrupção (13%).

Os entrevistados também apontaram outras áreas como de desempenho mais baixo, incluindo educação (5%), combate à fome e à miséria (4%) e combate ao desemprego (3%).

Na prática, esses números mostram como parte da população ainda percebe dificuldades em serviços essenciais.

Pesquisa aponta percepção negativa em áreas-chave do governo

Além disso, a pesquisa também perguntou quais deveriam ser as prioridades do governo neste momento. Nesse recorte, a saúde aparece em primeiro lugar, com 34% das respostas. Em seguida, vêm educação (15%), segurança pública (12%) e, por fim, a economia (11%).

Posteriormente, o levantamento também apontou onde os entrevistados enxergam resultados mais positivos. Para 13%, o destaque é o combate à fome e à miséria.

Na sequência, aparecem combate ao desemprego e educação, ambos com 10%. Já saúde, igualdade racial, habitação, cultura e relações exteriores ficaram em patamares menores, variando entre 5 e 6%.

Na parte inferior da avaliação, economia e segurança pública aparecem empatadas como áreas de melhor desempenho para apenas 2% dos entrevistados.

O combate à corrupção, por sua vez, é o item menos citado como ponto forte, com apenas 1%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-00290/2026.

Deu em AreaVip

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista