Lixo 03/04/2026 05:00
Circuito Potiguar avança para etapa final com meta de arrecadar 20 toneladas de lixo eletroeletrônico

Após forte mobilização em Mossoró e Assu com centenas de pessoas impactadas pelas oficinas de formação de alunos e de catadores como agentes multiplicadores, o Circuito Potiguar avança na educação ambiental.
Agora o fortalecimento da conscientização sobre a importância da reciclagem é estimulada pela mobilização social.
A próxima semana marca o momento decisivo do Circuito Potiguar: os mutirões de coleta gratuita de lixo eletroeletrônico, com destinação ambientalmente adequada realizada pela Natal Reciclagem. A meta é ambiciosa: arrecadar 20 toneladas de resíduos eletroeletrônicos.
• Mossoró – 7 de abril, na Escola Marineide Pereira Cunha, das 8h às 12h
• Assú – 14 de abril, na Escola Monsenhor Américo Vespúcio , das 8h às 12h
O descarte inadequado desse tipo de resíduo representa um dos maiores riscos ambientais da atualidade. Equipamentos eletrônicos contêm metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, além de provocar danos neurológicos, problemas renais e até câncer em humanos quando há exposição prolongada.
Quando queimados ou descartados de forma irregular, esses materiais também liberam substâncias tóxicas no ar, ampliando os impactos para comunidades inteiras — especialmente para trabalhadores informais da reciclagem.
♻️ INFORMAÇÃO QUE TRANSFORMA VIDAS
Um dos momentos mais marcantes da primeira etapa do Circuito Potiguar foi o relato de duas catadoras que atuam há anos de forma invisível na cidade de Assu.
Durante a capacitação, elas revelaram desconhecer os riscos no manuseio de resíduos eletroeletrônicos, como a quebra de tubos CRT sem uso de EPIs, expondo-se a substâncias perigosas, como o ácido fosfórico.
As trabalhadoras foram homenageadas pela equipe do projeto, reforçando a urgência de inclusão, capacitação e segurança para quem está na base da cadeia da reciclagem.
*Sobre o Edital de Gestão de Resíduos Eletrônicos da EAF*
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) está destinando R$ 1 milhão em 10 projetos selecionados pelo edital de gestão de resíduos eletrônicos no Nordeste.
As iniciativas, voltadas para a economia circular, educação ambiental e gestão responsável, vão beneficiar, ao todo, aproximadamente 50 cidades nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A ação está relacionada ao programa Siga Antenado, que instalou 5 milhões de novas parabólicas digitais no país entre 2024 e 2025 e promove a responsabilidade socioambiental por meio deste investimento nas iniciativas de descarte adequado de resíduos eletrônicos.
*Sobre a EAF*
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações.
Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado;
a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Internet chega a 95% de domicílios do Brasil em 2025, diz IBGE
02/07/2026 16:05
Roda de Choro realiza edição de encerramento do semestre letivo
02/07/2026 14:52
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 59 visualizações
02/07/2026 04:30 58 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 53 visualizações
Inadimplência avança e bate recorde histórico em maio, aponta BC
01/07/2026 16:57 52 visualizações
01/07/2026 19:27 51 visualizações
Publicidade na internet supera TV aberta pela 1ª vez no Brasil
01/07/2026 20:00 50 visualizações
Pesquisa mostra país dividido sobre participação de esquerda e direita no caso Master
02/07/2026 08:18 46 visualizações
Vinho ou cerveja: qual é realmente mais saudável?
02/07/2026 11:56 45 visualizações
Três empresas do Metrópole Parque avançam para o Top 100 do Prêmio Sebrae Startups
01/07/2026 17:10 43 visualizações
Sanções dos EUA contra brasileiros, suspeitos de ligações com o PCC
02/07/2026 05:13 43 visualizações