Meio Ambiente 18/11/2025 09:09
Chanceler da Alemanha após COP30: “Felizes em deixar aquele lugar”

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, provocou polêmica após afirmar que todos os jornalistas que o acompanharam à COP30, em Belém (PA), “ficaram felizes em deixar aquele lugar” e retornar à Europa.
O comentário, feito durante um evento da Confederação de Comércio Alemã em Berlim, na última quinta-feira (13), gerou repercussão negativa entre jornalistas e diplomatas.
“Nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. E perguntei aos jornalistas que estavam comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar lá?’”, declarou Merz. “Ninguém levantou a mão.”
A fala foi recebida como desrespeitosa e preconceituosa, especialmente por ter como alvo a cidade-sede da cúpula climática e, de forma indireta, o Brasil.
Merz, líder do partido União Democrata Cristã (CDU), é conhecido por declarações controversas e de tom xenófobo. Em ocasiões anteriores, o chanceler já afirmou que imigrantes “mudam a paisagem das cidades alemãs”, comentário amplamente criticado por sugerir rejeição à diversidade cultural.
Quando questionado sobre o sentido da fala, respondeu com ironia:
“Pergunte à sua filha, se você tiver uma.”
A declaração foi interpretada como um aceno à extrema direita alemã, que frequentemente associa a presença de imigrantes a supostos riscos para mulheres alemãs.
Veículos da imprensa alemã compararam o comentário de Merz a estereótipos preconceituosos sobre o Brasil. Um portal citou uma piada comum entre turistas europeus, que reforça visões racistas e misóginas sobre o país — e apontou que a fala do chanceler ecoa esse mesmo tipo de postura.
Diplomatas brasileiros classificaram o tom da fala como “infeliz e desnecessário”, lembrando que o Brasil e a Alemanha mantêm parceria estratégica nas áreas ambiental e econômica, o que torna o episódio particularmente embaraçoso no contexto da COP30, voltada à cooperação internacional.
Até o momento, o governo alemão não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas aliados de Merz dentro do próprio partido pedem que ele revise o tom de suas falas públicas.
Deu em Contra Fatos

Descrição Jornalista
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 108 visualizações
01/07/2026 20:20 100 visualizações
Sesc RN aposta em lazer e cultura com lançamento de dois grandes projetos
02/07/2026 07:23 98 visualizações
02/07/2026 04:30 94 visualizações
Inadimplência avança e bate recorde histórico em maio, aponta BC
01/07/2026 16:57 88 visualizações
Publicidade na internet supera TV aberta pela 1ª vez no Brasil
01/07/2026 20:00 86 visualizações
Vinho ou cerveja: qual é realmente mais saudável?
02/07/2026 11:56 84 visualizações
02/07/2026 14:34 84 visualizações
Tem mais de 60 anos? Veja como tirar a carteirinha que ajuda a viajar de graça
02/07/2026 18:11 82 visualizações
Declaração de John Textor deixa torcida do Botafogo preocupada
04/07/2026 11:31 82 visualizações