Animais 01/07/2022 11:31
Alerta entre cientistas: orcas estão caçando e comendo tubarões-brancos
É a primeira vez que os terríveis ataques são registrados – lançando uma nova luz sobre os ecossistemas marinhos. As orcas estão aterrorizando os predadores ao largo da costa da África do Sul.

Orcas estão caçando e comendo grandes-tubarões-brancos, abrindo seus torsos para se deliciar com os seus fígados e os seus corações.
É a primeira vez que os terríveis ataques são registrados – lançando uma nova luz sobre os ecossistemas marinhos. As orcas estão aterrorizando os predadores ao largo da costa da África do Sul.
As descobertas preocuparam os cientistas, que temem as consequência para o equilíbrio ecológico.
“Inicialmente, após um ataque de orca em Gansbaai (África do Sul, a sudeste da Cidade do Cabo), grandes-tubarões-brancos não apareceram por semanas ou meses”, explicou a principal autora do estudo, Alison Towner, da Dyer Island Conservation Trust.
“O que parece que estamos testemunhando é uma evasão em larga escala, e não uma estratégia em grande escala. Isso reflete o que vemos sendo usado por cães selvagens no Serengeti, na Tanzânia, em resposta ao aumento da presença de leões. Quanto mais as orcas frequentam esses locais, mais tempo os grandes-tubarões-brancos ficam longe”, acrescentou ela.
Desde 2017, oito grandes-tubarões-brancos aparecem mortos na costa sul-africana. Em todos eles havia marcas de mordidas de orcas. Sete tiveram seus fígados removidos – e alguns seus corações também.
As feridas foram feitas pelo mesmo par de orcas, que apresentam várias cicatrizes, o que indica uma batalha feroz. De acordo com cientistas, é provável que as orcas tenham matado mais, com carcaças dos outros predadores à deriva no oceano.


A descoberta reforça a teoria de que os tubarões usam seu “senso de medo” para desencadear uma migração rápida e de longo prazo em massa quando as orcas estão por perto, relatou estudo publicado na revista “African Journal of Marine Science”. A mudança dramática também está afetando o ecossistema mais amplo, com outro tipo de tubarão decidindo se mudar para o espaço livre.
As orcas são o único predador do grande-tubarão-branco – além dos humanos. Elas estão no topo da cadeia alimentar do oceano. Podem passar de 9 metros de comprimento e pesar mais de seis toneladas, alimentando-se especialmente de peixes, lulas, focas e aves marinhas. Já os grandes-tubarões-brancos têm até 7 metros de comprimento e 2,5 toneladas.
O número de tubarões em mar aberto caiu 70% nos últimos 50 anos.
Deu em Page not found

Descrição Jornalista
Datena se irrita ao vivo com baixa audiência: “Ninguém ouvindo”
05/04/2026 06:34 238 visualizações
Governo informa funcionamento dos órgãos estaduais no período da Semana Santa
02/04/2026 04:09 207 visualizações
Combo que liga STF a Vorcaro pressiona PGR a investigar ministros
02/04/2026 15:03 190 visualizações
Governo dos EUA expressa “séria preocupação” com censura no Brasil
02/04/2026 08:34 190 visualizações
Minervino Wanderley lança o livro “Quero Meu Mundo de Volta!”
02/04/2026 05:17 187 visualizações
Autor de biografia afirma que PT envelheceu e evita contrariar Lula
02/04/2026 07:27 184 visualizações
Litto Lins, ‘Lumi’ e ‘Lollapalizo’: veja agenda do fim de semana em Natal
02/04/2026 09:00 171 visualizações
Botafogo vence Mirassol, deixa Z4 e ameniza crise
02/04/2026 06:23 161 visualizações
Nikolas Ferreira rompe o silêncio e diz se vai ou não apoiar Flávio Bolsonaro
07/04/2026 12:41 155 visualizações
Cientistas conseguem reverter o envelhecimento
02/04/2026 15:26 148 visualizações