Consumidor 25/03/2024 11:10
Fizeram uma tomografia no copo Stanley e foi revelado onde está o chumbo. Veja
Há um tempo se fala sobre o chumbo no copo Stanley, mas ninguém sabia ao certo onde ele estava. Até agora!

Há algum tempo, os copos térmicos se tornaram um sucesso no mundo todo. E dentre todas as marcas desse produto, a Stanley com certeza é a mais conhecida.
Seu copo promete manter a temperatura da bebida por muito tempo. Mas o copo se tornou assunto não por causa do seu resultado entregue, mas por conta de um elemento em sua composição: o chumbo.
A empresa confirmou que seus produtos realmente tinham o elemento, mas disse que as chances de um usuário do copo ser exposto ao elemento é mínima. Mesmo assim, muitas pessoas ainda ficaram desconfiadas com isso. Tanto que fizeram uma tomografia no copo Stanley.
Claro que isso é uma coisa bizarra de se pensar, mas através dela foi possível descobrir finalmente onde o chumbo do produto está. Quem postou o resultado desse “exame” foi a empresa Lumafield no último dia 14.
A Lumafield usou o tomógrafo industrial Neptune para conseguir ver o interior do copo Stanley e entender como ele é feito, onde o chumbo está e se ele realmente é u risco para os consumidores.
Então, a empresa fez imagens de raio-X em vários ângulos e construiu um modelo 3D do copo Stanley.
Através de um comunicado, a Lumafield explicou que os copos Stanley tem paredes internas e externas de aço inoxidável que são separadas por vácuo, o que diminui a transferência de calor.
O começo do processo de fabricação de recipientes de aço inoxidável isolados a vácuo começa com a formação de duas camadas separadas de aço inoxidável para as paredes interna e externa. Então, elas são soladas na borda.
“O copo é colocado em uma câmara de vácuo e o ar é retirado por um orifício deixado na parte inferior da camada externa”, disse o anúncio da Lumafield.
Esse orifício onde o ar foi evacuado tem que ser selado antes do copo ser retirado da câmara de vácuo. É nesse momento que o chumbo entra.
“Durante a montagem das camadas interna e externa, uma pequena pastilha de chumbo é colocada acima do orifício de escape de ar. Depois que o ar é retirado do copo, a câmara de vácuo é aquecida apenas o suficiente para derreter o chumbo”, explicou a empresa.
“O copo é colocado em uma câmara de vácuo e o ar é retirado por um orifício deixado na parte inferior da camada externa”, disse o anúncio da Lumafield.
Por mais que seja improvável que o chumbo dos copos Stanley contamine as pessoas que os usam, isso não é algo impossível de acontecer.
De acordo com Jane Houlihan, diretora de pesquisa da Healthy Babies, Bright Futures, uma aliança de ONGs e cientistas e doadores para reduzir a exposição de bebês a produtos químicos neurotóxicos, ainda é preciso ter um cuidado com os copos Stanley ou qualquer outro produto que tenha chumbo.
Deu em Canalthec

Descrição Jornalista
Três praias do litoral do RN ficam impróprias para banho
01/02/2026 07:28 201 visualizações
Após cinco anos e bilhões investidos, Meta demite milhares de funcionários do metaverso
01/02/2026 05:09 197 visualizações
Ministério da Saúde emite alerta para o vírus Nipah no Brasil
02/02/2026 04:40 172 visualizações
Como identificar pessoas interesseiras, segundo a psicologia
01/02/2026 10:39 167 visualizações
03/02/2026 15:54 167 visualizações
Boris Casoy acerta com o SBT e volta à TV após quatro anos
06/02/2026 07:30 166 visualizações
STJ alerta para golpe do oficial de justiça no WhatsApp; veja como funciona
01/02/2026 09:06 161 visualizações
Empresários chineses visitam terreno que poderá abrigar fábrica de equipamentos agrícolas em Mossoró
01/02/2026 04:56 156 visualizações
Fachin: Dúvidas sobre conflitos de interesses devem ser tratadas sempre com transparência
02/02/2026 16:06 154 visualizações