Agricultura 15/07/2023 04:35
Dia de campo marca início do processo de modernização da Agricultura Familiar
Missão chinesa visita áreas na Chapada do Apodi onde serão testadas máquinas que facilitam o manejo da terra para produção de alimentos saudáveis

O município de Apodi, a 340 quilômetros de Natal, localizado na área de transição da Zona da Mata com o Semiárido Potiguar, foi escolhido para a implantação do projeto-piloto de um grande processo de mecanização da Agricultura Familiar no Brasil.
Na manhã desta sexta-feira (14), uma equipe técnica da missão sino-brasileira foi conhecer as áreas onde serão testadas as máquinas agrícolas fabricadas na China e adaptadas para uso pelos agricultores familiares.
O dia de campo é resultado do memorando de entendimento firmado na viagem que a governadora Fátima Bezerra fez à China em abril de 2023.
“Hoje é um dia histórico para a Agricultura Familiar. Os chineses estão aqui dialogando com os técnicos da Emater e da Sedraf e, principalmente, com os camponeses da região. O passo seguinte será a testagem dos equipamentos que será feita aqui, em outubro”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima.
A Câmara Temática da Agricultura Familiar no Consórcio Nordeste é coordenada pela governadora Fátima Bezerra.
Pelo acordo firmado com a China, o Rio Grande do Norte vai receber como doação 31 máquinas, de 22 modelos, produzidas por sete fabricantes.
Segundo Alexandre, as máquinas são do tipo motocultivadores, microtratores, roçadeiras, plantadeiras e semeadeiras.
Pela facilidade no manuseio, possibilitam a inserção de mulheres e jovens no manejo da terra, contribuindo para fixar toda a família agricultora no campo.
“Esse projeto visibiliza ainda mais ainda mais a Agricultura Familiar de Apodi, principalmente na cadeia produtiva do arroz e do milho. Estabelecer essa parceria significa dar mais dignidade e oportunidade de trabalho aos camponeses. Não dá mais para trabalhar só com enxada no campo. E essa atividade de hoje é um passo importante nesse sentido”, destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Aguinaldo Fernandes.
“Que essa experiência se multiplique. O Rio Grande do Norte e o Nordeste têm um grande potencial para produção de alimentos saudáveis”, acrescentou Erica Rodrigues, do MST.
“É um projeto pioneiro no Brasil e a Prefeitura está como parceira, dando o suporte necessário para fazer este projeto acontecer”, comemorou o prefeito de Apodi, Alan Silveira, que participou da atividade de campo.
A Sedraf convidou a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), instituições de ensino, pesquisa e extensão para somarem no processo de testagem do maquinário.
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Lula é rejeitado por 46,2%, e Flávio, 44,9%, diz Paraná Pesquisas
02/03/2026 10:50
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42
Trump: centenas de alvos foram atingidos no Irã e comando militar “se foi”
02/03/2026 04:40 66 visualizações
02/03/2026 06:21 57 visualizações
Atenção, usuários do Pix: novas regras já valem e afetam seu dinheiro
02/03/2026 08:16 48 visualizações
André Mendonça é o único que pode pedir sigilos de firma de Toffoli
02/03/2026 09:42 47 visualizações
Prefeitura e Defensoria iniciam fase de cadastro para indenização de moradores do Jardim Primavera
01/03/2026 13:37 45 visualizações
Lulinha admite a interlocutores que teve voo e hotel pagos pelo Careca do INSS em viagem a Portugal
02/03/2026 11:26 45 visualizações
Entre Elas debate o papel do TRE na participação das mulheres na política
01/03/2026 14:44 44 visualizações
Como renovar a CNH pelo celular: veja o que fazer para não ter que ir ao Detran
01/03/2026 19:31 32 visualizações
Guerra no Oriente Médio vai encarecer diesel, comida e insumos agrícolas no Brasil
02/03/2026 05:42 31 visualizações
Flávio Bolsonaro usa colete à prova de balas na Paulista
02/03/2026 07:37 31 visualizações