Humanos 10/07/2023 11:37
O que aconteceria com a terra se os seres humanos fossem extintos?
A primeira coisa perceptível no mundo após o sumiço dos humanos não poderia ser vista, mas sim escutada (ou não): o silêncio.
Os seres humanos, embora não possuam metade do talento físico da maioria das espécies do mundo, acabaram se tornando criaturas dominante na Terra.
Com o passar dos anos, tomamos conta de ecossistemas, construímos cidades, nos desenvolvemos e – pasmem – também deixamos rastros de poluição e destruição.
Portanto, o que mudaria daqui a um ano se nós fossemos completamente extintos? O que aconteceria com as construções que deixamos para trás?
Quem alimentaria nossos animais de estimação? Como o mundo se adaptaria à nossa falta? Se essas são perguntas que aparecem frequentemente na sua cabeça, nós trouxemos as respostas que a ciência oferece. Olha só!
(Fonte: Getty Images)
A primeira coisa perceptível no mundo após o sumiço dos humanos não poderia ser vista, mas sim escutada (ou não): o silêncio.
Tendo em mente que fomos responsáveis por construir metrópoles lotadas de carros e pessoas circulando pelas ruas, o desaparecimento da nossa espécie traria calmaria para o mundo.
Não teria mais buzinas por todas as partes, aviões não lotariam o espaço aéreo e todas as conversas altas de boteco não existiriam mais.
Por consequência, o céu estaria mais azul em apenas um ano, com o ar mais claro e gostoso de respirar, e a chuva limparia a superfície da Terra.
Sendo assim, toda a poluição e poeira que deixamos para trás desapareceria por completo, trazendo maior qualidade de vida para as outras espécies que aqui permaneceram.
(Fonte: Getty Images)
No primeiro ano sem seres humanos, nossas casas mudariam completamente. Dentro delas já não haveria mais água, visto que os sistemas de água precisam de bombeamento constante e ninguém mais estaria trabalhando para gerir esse maquinário.
Eletricidade também não seria mais uma realidade.
As usinas parariam de funcionar porque ninguém estaria lá para monitorá-las e manter um suprimento de combustível. Logo, internet, televisão, telefones, computadores e tudo que abasteceu a nossa existência durante as últimas décadas passaria a ser uma realidade muito distante.
Muitas plantas que você nunca viu antes passariam a tomar conta do cenário. Tendo em mente que jardineiros não existiriam mais para retirá-las ou cortá-las, a natureza facilmente retomaria posse de tudo que destruímos.
Sendo assim, 12 meses seriam suficientes para que todas as paisagens mudassem drasticamente.
Sem os humanos por perto, nossos animais de estimação teriam que vagar pelas ruas para sobreviver. Nesses espaços públicos, provavelmente se deparariam com vários pequenos animais que estiveram escondidos na natureza por vários anos, como ratos, aves, capivaras, quatis e por aí vai.
Depois, os animais maiores também apareceriam nas cidades. Onças, lobos-guarás, tamanduás, antas, emas e tantas outras criaturas da natureza brasileira passariam a morar nos ambientes que um dia nós circulamos. Sem a luz elétrica para atrapalhar, as criaturas noturnas se sentiriam bem por terem o céu escuro de volta.
Em mil anos, o mundo que conhecemos seria vagamente reconhecível. Algumas estruturas talvez ainda estariam de pé, dependendo dos materiais utilizados para sua construção, do clima onde estão e de pura sorte.
Porém, só existe uma certeza: a natureza reestabeleceria a ordem que destruímos.
Descrição Jornalista
A reação em cadeia que virá com julgamento de Bolsonaro
03/09/2025 09:37 182 visualizações
Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da Polícia Federal, MPSP e Receita
02/09/2025 09:35 172 visualizações
RN dispara arrecadação em 368% com extração de ouro
05/09/2025 10:55 160 visualizações
CGU abre processo contra 41 associações e empresas envolvidas no esquema do INSS; veja quais
02/09/2025 15:56 136 visualizações
Sono Meu #7 | Zolpidem: saiba como a pílula do sono pode virar pesadelo
02/09/2025 06:34 130 visualizações
Reforma Administrativa será duradoura e manterá estabilidade de servidores, diz relator
04/09/2025 06:27 122 visualizações
Padre Marcelo Rossi celebra cura da depressão e inspira seguidores no Instagram; ‘coragem’
06/09/2025 11:34 116 visualizações
Veja como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro no STF
03/09/2025 08:44 111 visualizações
03/09/2025 07:04 106 visualizações