Saúde 21/06/2023 11:28
Cuidado: ficar na beira do fogão é pior do que fumar por tabela, revela estudo
Um dos autores da pesquisa abriu mão do seu fogão a gás após descobrir quanta poluição ele causa dentro de casa

Fogões a gás liberam quantidades preocupantes de benzeno, uma substância química ligada à leucemia e outros tipos de câncer de células sanguíneas, de acordo com um novo estudo de pesquisadores de Stanford (EUA).
O benzeno que os fogões a gás liberam dentro das residências pode atingir concentrações ainda maiores do que as típicas do fumo passivo – isto é, quando você fuma por tabela – de acordo com o artigo publicado recentemente na revista Environmental Science & Technology.

O estudo adiciona munição aos esforços para eliminar gradualmente as conexões de gás de residências e edifícios. Há um crescente corpo de evidências sobre os riscos que os fogões a gás representam para a saúde pública e o meio ambiente.
A indústria de combustíveis fósseis, no entanto, resistiu fortemente às políticas de mudança para energia limpa, aproveitando o apego das pessoas aos fogões a gás.
“Ver as concentrações de poluentes aumentarem tão rapidamente em minha própria casa e pensar sobre isso ocorrendo dia após dia foi uma motivação para mudar”, disse Rob Jackson, professor de Stanford e investigador principal desta pesquisa, numa coletiva de imprensa.
Ele contou que a pesquisa o levou a se livrar de seu fogão a gás depois de testar os métodos do estudo em sua própria casa.
O benzeno se forma em chamas e as pessoas são frequentemente expostas a ele pela fumaça do tabaco, incêndios florestais e emissões de escapamento. E ele é uma causa química poderosa de leucemia, de acordo com a hematologista e oncologista Jan Kirsch, que também participou da coletiva de imprensa.
Ela observou que o benzeno é mais potente do que a maioria dos outros carcinógenos em níveis de exposição mais baixos.
A ideia obviamente não é causar pânico. A ideia é que existem riscos e queremos reduzi-los.
Jan Kirsch, hematologista e oncologista, em coletiva de imprensa

Este estudo é o primeiro a calcular a poluição interna de benzeno causada por fogões a gás, segundo seus autores. Eles estudaram 87 residências na Califórnia e no Colorado com fogões a gás e propano em 2022.
Em cerca de 30% das cozinhas testadas, eles descobriram que as emissões de benzeno de um único queimador de gás no máximo ou de um forno a gás ajustado para 175ºC criavam concentrações mais altas de benzeno do que as médias para o fumo passivo do tabaco.
O benzeno chegou a flutuar das cozinhas até os quartos, descobriu o estudo. Nos quartos, concentrações insalubres de benzeno perduravam por horas, mesmo depois que o fogão era desligado.
Em uma casa, os níveis de benzeno no quarto eram comparáveis aos eventos de poluição perto de escolas na Califórnia e no Colorado que desencadearam investigações em 2020.
A idade ou a marca do fogão não faziam diferença significativa na quantidade de benzeno produzida. E embora uma boa ventilação faça diferença na quantidade de benzeno a que uma casa está exposta, os pesquisadores também descobriram que os exaustores nem sempre eram eficazes para reduzir a poluição. Alguns exaustores recirculam o ar em vez de ventilá-lo do lado de fora.
Em comparação, os fogões de indução não produziram nenhuma quantidade mensurável de benzeno. Os fogões elétricos podem emitir quantidades muito menores de benzeno – cerca de dez a 25 vezes menos que os fogões a gás e propano – potencialmente por causa de qualquer comida queimada em superfícies em brasa.

Descrição Jornalista
Fest Bossa & Jazz anuncia que este ano não acontecerá em Pipa
16/07/2026 21:18
EUA ameaça Brasil com mais medidas caso país aplique reciprocidade
16/07/2026 16:28
Michelle Bolsonaro ameaça não concorrer ao Senado e pressiona Flávio após crise
01/07/2026 09:38 188 visualizações
01/07/2026 20:20 188 visualizações
01/07/2026 19:27 177 visualizações
RN recebe novas ambulâncias, gabinetes odontológicos e micro-ônibus para transporte de pacientes
02/07/2026 06:18 173 visualizações
Enfermeira descobre em plantão a morte da própria filha em acidente na BR-101
01/07/2026 15:42 172 visualizações
Kassab vice de Caiado tenta evitar implosão do PSD
01/07/2026 10:29 166 visualizações
Quais são as opções de Ancelotti para substituir Paquetá no Brasil?
01/07/2026 11:06 164 visualizações
Novo remédio contra calvície avança em testes clínicos
01/07/2026 08:49 162 visualizações
STTU estima mais de 21 mil passageiros no transporte gratuito durante o São João de Natal
01/07/2026 06:38 158 visualizações
Lula é desaprovado por 52,3% e aprovado por 45,9%, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg
01/07/2026 11:42 148 visualizações