Ministério da Justiça pede à PF abertura de inquérito sobre atuação dos institutos de pesquisa - Fatorrrh - Ricardo Rosado de Holanda
FatorRRHFatorRRH — por Ricardo Rosado
PMN – Restituição Silidária – 2004 a 1905

Pesquisa 04/10/2022 18:50

Ministério da Justiça pede à PF abertura de inquérito sobre atuação dos institutos de pesquisa

Em publicação nas redes sociais, Anderson Torres afirma que pedido atende à representação recebida pelo MJSP que aponta "condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados" por alguns dos institutos

Ministério da Justiça pede à PF abertura de inquérito sobre atuação dos institutos de pesquisa

O ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais.

Em publicação nas redes sociais, Torres afirma que o pedido atende à representação recebida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que aponta “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns dos institutos.

Logo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou o segundo turno das eleições presidenciais — a ser disputado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) — os aliados do atual presidente começaram a questionar as pesquisas eleitorais que subestimavam o desempenho do segundo colocado.

Na última projeção realizada pelo instituto Ipec, por exemplo, divulgada no dia anterior às eleições, Bolsonaro tinha 37% das intenções de voto. No levantamento feito pelo Datafolha na mesma data, o mandatário tinha 36% das intenções. Em ambos os casos, a margem de erro era de dois pontos percentuais.

Nas urnas, o candidato do PL recebeu 43,2% dos votos.

Diz o tuíte do Ministro: “Acabo de encaminhar à #PF , pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no #MJSP , q apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns institutos.
Deu em CNN

Ricardo Rosado de Holanda
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista