Governo do Estado 29/06/2022 18:33
Tecnologia: Idema cria Aplicativo Comunic@ e amplia acesso à informação
A ferramenta tem por base os princípios da transparência, economicidade e segurança jurídica.

Mais uma inovação na prestação dos serviços ofertados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema que disponibiliza, nesta quarta-feira (29), o Aplicativo Idema Comunic@, o qual possibilita aos empreendedores do Rio Grande do Norte acompanhar em tempo real o andamento dos processos de licenciamento.
O Idema, por meio do Setor de Tecnologia de Informação, desenvolveu a nova ferramenta com o intuito de ampliar e aperfeiçoar a comunicação oficial entre o público e o Instituto Ambiental.
Os empreendedores e interessados podem baixar o App Idema Comunic@ na Play Store, loja de aplicativo do Android, de forma gratuita.
A gestão do Idema, nos últimos três anos, vem desenvolvendo ferramentas tecnológicas para ampliar o contato com empreendedores e a população.
“O aplicativo potencializará a prestação de serviço do órgão. A inovação está em consonância ao que a gestão do Idema está realizando para aprimorar o licenciamento ambiental e os demais serviços buscados pela sociedade. Por intermédio do App Idema Comunic@ é possível acompanhar o andamento dos processos de forma ágil e segura, inserir fotos, arquivos em anexos e baixar licenças ambientais,por exemplo”, explicou o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.
A ferramenta tem por base os princípios da transparência, economicidade e segurança jurídica. Segundo o gerente de projeto de TI, Joaquim Elias, com o Idema Comunic@, o empreendedor poderá ver o status do seu processo, movimentações e documentos.
“O processo de criação passou pela fase de testes interno, neste primeiro semestre, e agora está disponível para usuários de aparelhos Android. Nosso objetivo é ampliar o número e tipo de serviços disponíveis no aplicativo. A partir desta versão inicial, vamos criar outros módulos, no segundo semestre, e liberar para a plataforma Apple Store”, afirmou Elias.
O App é uma versão atualizada da plataforma Comunic@ já em uso pelo órgão desde junho de 2020.
É por meio da Comunic@ que são enviadas mensagens e documentos para os interessados, contendo, dentre outras solicitações de providências, notificações, autos de infração, declaração de inexigibilidade, disponibilidade de licenças ambientais, autorizações e atendimento às condicionantes da licença.
O coordenador da Central de Atendimento, Geyson Galvão, afirma que, além da ferramenta ser segura, ela otimiza o trâmite do processo.
“Uma das principais dificuldades do licenciamento é a comunicação de solicitação de providências e encaminhamentos aos empreendedores. São medidas necessárias no decorrer das análises e a plataforma auxilia bastante. O empreendedor não precisa se preocupar por ser uma plataforma digital, pois trabalhamos com transparência e responsabilidade nas informações”, relatou o coordenador.
No site do Instituto, idema.rn.gov.br, o usuário pode realizar o mesmo processo na aba “Central de Serviços Online”, clicando no menu “SISLIA”.
O usuário cadastrado no SISLIA utiliza a mesma senha para o aplicativo, por meio do CPF ou CNPJ.
Denúncia
A população pode usar a nova ferramenta para realizar denúncias, já na primeira tela do App, de uma forma simples e intuitiva, o usuário pode fazer uma queixa sobre lixões, poluição sonora, desmatamento, construções irregulares, aterros, queimadas, invasões de áreas protegidas, empreendimento irregulares, entre outras irregularidades.
Contudo, o Instituto oferece o serviço “Alô Idema”. O contato com a equipe de fiscalização pode ser feito através do (84) 98146-6243 e também do e-mail aloidema@gmail.com.
Investimentos
A gestão do Idema vem ampliando os investimentos na estrutura de equipamentos de Tecnologia da Informação como forma de melhorar as condições de trabalho e modernizar o órgão.
Dentre as aquisições ocorridas nos últimos três anos, temos a compra de 23 switches, 220 computadores, 4 servidores, a instalação da Rede Giga e Storage.
Além das novas conquistas no campo tecnológico, outros investimentos na área de TI foram realizados para beneficiar o empreendedor, como a modernização do Sistema de Licenciamento Ambiental Eletrônico (SISLIA), a ferramenta Comunic@, o Cerberus, a adoção do Chat de Atendimento Online e o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA).
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Estudo: Botafogo foi o clube que mais bombou nas redes em setembro
03/10/2026 18:25
Candidatos gastaram na campanha mais de R$9,7 bilhões em propaganda
03/10/2026 17:21
Sua voz pode revelar quão rápido você está envelhecendo, diz estudo
03/10/2026 16:13
📊 Pesquisa Datafolha para presidente e governadores de SP, RJ, MG, PE e DF
02/10/2026 05:38 104 visualizações
‘Estamos elaborando mandado de segurança para adiar eleições’, afirma Augusto Cury
02/10/2026 16:26 90 visualizações
Lula diz que discute com BC proibir bancos de dar mais de um cartão de crédito por pessoa
02/10/2026 10:03 75 visualizações
02/10/2026 14:41 72 visualizações
02/10/2026 13:00 66 visualizações
Mais de 100 profissionais de escolas do Sesc RN conquistam certificação internacional Microsoft
02/10/2026 05:32 66 visualizações
02/10/2026 12:12 63 visualizações
Botafogo cita recuperação judicial e vai ao STF por derrubada da MP que proibiu as bets
02/10/2026 09:01 62 visualizações
9º Curta de Caicó bate recorde de inscrições e anuncia filmes selecionados para a edição 2026
01/10/2026 20:35 61 visualizações
Renegociação de dívidas entre idosos cresce 17,9% no RN com pressão nas contas
02/10/2026 19:43 61 visualizações