Pesca 28/06/2022 06:00
Governo do RN anuncia medidas para fortalecer pesca artesanal
Medidas incluem capacitação profissional, distribuição de kits e de equipamentos de proteção e projeto experimental de aquicultura em água salobra

Em mais uma iniciativa para o fortalecimento da pesca artesanal no Rio Grande do Norte, setor que reúne mais de 30 mil pescadores em 76 colônias, a governadora Fátima Bezerra anunciou nesta segunda-feira (27) a retomada do projeto Velas ao Vento e a distribuição de kits de pesca, firmou parceria com o Senar para capacitação, assinou convênios para execução de projetos na área da aquaponia e implantação de uma unidade experimental para o desenvolvimento de aquicultura em água salobra.
Juntas, essas ações representam um investimento de R$ 1,46 milhão, recursos oriundos de emendas parlamentares consignadas pelo senador Jean-Paul, deputada federal Natália Bonavides e deputado estadual Souza Neto, integrantes da Frente Parlamentar da Pesca no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, e contrapartida do Governo do Estado.
As ações também contemplam a aquisição de um equipamento industrial para melhorar a capacidade de produção da Associação de Maricultoras de Algas de Rio do Fogo, uma luta que já durava mais de 15 anos, e a distribuição de 4.621 kits de pesca, alcançando direta e indiretamente cerca de 20 mil pessoas.
“Reafirmamos nosso compromisso de avançar cada vez mais com medidas voltadas para a pesca, um setor de riqueza extraordinária. O Brasil tem na pesca e na aquicultura um dos melhores ativos para promover segurança alimentar da população e, ao mesmo tempo, gerar emprego e promover renda”, disse a governadora Fátima Bezerra lamentando que o país tenha voltado ao mapa da fome.
Sobre as ações para o desenvolvimento do setor pesqueiro, Fátima lembrou que o Rio Grande do Norte, pela primeira vez, tem uma política estadual de desenvolvimento sustentável da Pesca e da Aquicultura, instituída pela atual gestão, que zerou o ICMS para o diesel destinado a embarcações de pesca, reduziu de 12% para 1,5% a carga tributária estadual incidente sobre o camarão e, em caso de beneficiamento, para 1%. Além disso, colocou o pescado no rol das compras governamentais.
O Projeto Velas ao Vento estava parado desde 2013. Através dele, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai capacitar 600 pescadores artesanais com curso de manutenção de motores, manuseio de GPS, manutenção de velas e de motor de rabeta.
Serão entregues equipamentos de proteção individual para os pescadores, como camisas UV e chapéu do tipo árabe.
Outro projeto incluído nas medidas anunciadas pela governadora é o da utilização de água salobra, imprópria para dessedentação animal e até mesmo para irrigação, mas propícia para a criação de peixes.
Com recursos do Tesouro Estadual, uma unidade experimental será implantada na EMATER/Jardim de Angicos e capacitará agricultores familiares daquele município.
O maior objetivo das medidas adotadas pelo governo para fortalecimento da pesca artesanal, realçou a governadora, “é movimentar a economia, gerar emprego, melhorar a renda. Um dos maiores problemas que o Brasil enfrenta hoje é a pobreza da população, o desemprego, a queda da renda, a inflação.”
“O governo chegou com uma série de ações concretas de apoio ao setor pesqueiro do Rio Grande do Norte, especialmente da pesca artesanal. É um compromisso de Governo da professora Fátima que está sendo complementado hoje, levando uma série de benefícios para os pescadores artesanais”, afirmou o secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Guilherme Saldanha.
O presidente da Federação dos Pescadores Artesanais do Rio Grande do Norte, Francisco José (Dedé de Cafu), classificou as ações como “uma vitória” para os mais de 30 mil pescadores artesanais do Estado.
“Pela primeira vez, temos um espaço junto ao Governo, à Secretaria de Agricultura e aos deputados para discutir nossas pautas. Isso é muito importante para adoção de políticas que realmente beneficiam os pescadores.”
Fonte e foto: Assessoria

Descrição Jornalista
Facção da Venezuela Tren de Aragua é alvo de operação no Brasil
16/06/2026 08:29
Pix, etanol e pirataria: O que motiva novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
02/06/2026 07:35 221 visualizações
Governo do RN lança ‘Selo Azul Ambiental’ e inaugura auditório no Parque Estadual Mata da Pipa
03/06/2026 05:00 179 visualizações
Você não está vivendo, só sobrevivendo? 6 sinais de que você só está ‘aguentando’ os dias
03/06/2026 09:13 175 visualizações
Alcione se pronuncia sobre falha em execução do Hino Nacional: ‘Estão acabando comigo’
04/06/2026 09:08 175 visualizações
Freedom Ship: empresa apresenta a primeira megacidade flutuante do mundo, com 1,6 km
03/06/2026 08:38 174 visualizações
TSE divulga divisão do fundo eleitoral, e PL e PT receberão maiores fatias. Veja lista completa
04/06/2026 08:21 171 visualizações
Fadiga eleitoral desafia Lula, 80, terceiro governante há mais tempo no poder no Brasil
07/06/2026 10:34 150 visualizações
PoderData: 52% de quem conhece Janja desaprova sua participação no governo
05/06/2026 13:10 148 visualizações
Delação de Vorcaro revelou novo contrato milionário com Viviane Barci
03/06/2026 17:59 148 visualizações